A Praia do Norte, na Nazaré, está, a partir desta quarta-feira, interditada a qualquer atividade de surf.


A Capitania do Porto da Nazaré proibiu a prática de surf na mesma praia em que, há uma semana, houve milhares de pessoas a assistir ao canhão da Nazaré, sem distanciamento social. A proibição vem no seguimento de um parecer negativo da Delegação de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.



A interdição já está em vigor, sendo que se aplica apenas à Praia do Norte devido “à promoção da aglomeração de público, que constitui um risco acrescido para a saúde pública” disse o Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo.


Para além da proibição, a Capitania do Porto da Nazaré está a preparar um plano de contingência, uma vez que começou, esta segunda-feira, o período de espera do Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf (WSL), que se estende até 31 de março de 2021.


Apesar de estar, neste momento, proibida a prática de surf nesta zona, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, adiantou que a autarquia “está a ultimar um Plano de Contingência para os dias de free surf (eventos não organizados), muito alargado em termos de meios, para controlar o número de espectadores.”


Este plano, que ainda vai ser apresentado à DGS, prevê limitar “a presença de 2.500 pessoas espalhadas por uma área gigantesca, entre a zona do farol e o areal da Praia do Norte” adiantou o autarca.


Isto quer dizer que os dias de "free surf" (eventos não organizados) podem vir a acontecer com público, mas a organização do Nazaré Tow Surfing Challenge pode proibir a entrada de visitantes. Para tentar que ninguém fique de fora, a autarquia está ainda "a providenciar que haja transmissão live das atividades dentro de água para que as pessoas possam ver sem ter de se deslocar ao local".