Estes são os filmes que arrecadaram mais Óscares

MAIS ÓSCARES, O INTÉRPRETE MAIS NOMEADO E O FILME MAIS RENTÁVEL DE SEMPRE: ESTES SÃO ALGUNS DOS RECORDES ATINGIDOS NO CINEMA

Jéssica Santos


São um sucesso: seja na bilheteira ou na trama, que conquista dezenas de óscares. O cinema faz-nos sonhar, pensar, transporta-nos para outras realidades e provoca-nos emoções forte que vão desde o riso ao choro e à reflexão.

Hoje, no dia mundial do cinema, vamos olhar para alguns recordes de alguns filmes.


O Dia Mundial do Cinema celebra-se a 5 de novembro. E porque é que é importante celebrar esta data? Porque o cinema é uma expressão cultural na nossa sociedade e contribui para o nosso desenvolvimento.


A primeira projeção cinematográfica, tal como a conhecemos, foi feita a 28 de dezembro de 1895, em Paris, no Grand Café. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como “A Chegada do Comboio à Estação de La Ciotat”.



Com o passar dos anos, aperfeiçoaram-se técnicas, argumentos e a imagem. Em 1929, decorreu a primeira cerimónia dos Óscares, num jantar privado realizado no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles, Califórnia. Esta foi a única cerimónia dos Óscares que não foi transmitida tanto no rádio como na televisão e o Óscar de Melhor Filme foi para "Wings" (1927).


Filmes que venceram mais Óscares


O clássico “Ben-Hur”, realizado em 1959, por William Wyler, “Titanic” (1997), de James Cameron, e “O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei”, rodada por Peter Jackson e estreada em 2003, lideram a lista dos recordistas de Óscares na história do cinema, com 11 prémios.

O primeiro perdeu apenas numa categoria, o segundo perdeu em três categorias e o terceiro ganhou todas as categorias em que estava nomeado.



Meryl Streep é a atriz mais nomeada aos Óscares, com 21 nomeações. De todas estas vezes, levou três estatuetas para casa: Melhor Atriz Secundária por «Kramer contra Kramer» (1979), Melhor Atriz por «A Escolha de Sofia» (1982) e «A Dama de Ferro» (2011).



Filme mais rentável de sempre


O filme mais rentável de sempre não é o “Avatar”, mas só desde o ano passado. Desde 2009 que “Avatar”, realizado por James Cameron, ocupava o primeiro lugar na lista dos filmes mais rentáveis nas bilheteiras de todos os tempos a nível mundial. No entanto, 2019 chegou e com ele veio "Vingadores: Endgame”, o filme de três horas que põe fim a uma era do Universo Cinemático da Marvel, e que é o maior sucesso da década. No seu fim-de-semana de estreia, fez mil milhões de euros em receitas de bilheteira.

O cinema é o nosso escape em diferentes horas: de tédio, alegria ou tristeza. Este ano, surge uma nova categoria: a de transporte para uma nova realidade, onde não haja coronavírus. De certeza que já deste por ti a ver um filme e a ficar incomodado por as pessoas andarem na rua sem máscara.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Um destes quatro filmes portug...Um destes quatro filmes portugueses pode entrar na corrida aos ÓscaresA 93.ª EDIÇÃO DOS ÓSCARES ESTÁ MARCADA PARA 25 DE ABRIL DE 2021, EM LOS ANGELESmaisDisney+ alerta para questões r...Disney+ alerta para questões raciais em filmes antigosA DISNEY+ QUER QUE HAJA UMA REFLEXÃO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM FILMES ANTIGOSmaisEstas músicas e filmes ensinam...Estas músicas e filmes ensinam-te a lavar as mãosNESTE DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS, ESTES FILMES E MÚSICAS VÃO DAR-TE RITMO NA HORA DE LAVAR AS MÃOSmaisPorque é que as pessoas gostam...Porque é que as pessoas gostam de filmes de terror?SABIAS QUE OS FILMES DE TERROR PODEM SER TERAPÊUTICOS?maisFilmes candidatos aos Óscares ...Filmes candidatos aos Óscares terão de ter pelo menos 30% de mulheres no elencoA 93ª CERIMÓNIA DOS ÓSCARES VAI REALIZAR-SE A 25 DE ABRIL DE 2021 E TEM MUITAS NOVIDADESmaisBeijos nas séries e nos filmes...Beijos nas séries e nos filmes... como vai ser agora?JÁ RECOMEÇARAM GRAVAÇÕES DE SÉRIES, NOVELAS E FILMES E OS BEIJOS AGORA TÊM UMA NOVA DINÂMICAmaisFilmes que te vão fazer viajar...Filmes que te vão fazer viajar no sofáVIAJA PELO MUNDO SEM SAÍRES DE CASA NA COMPANHIA DE JULIA ROBERTS, ETHAN HAWKE OU MERYL STREEPmaisAinda falta para o Natal, mas ...Ainda falta para o Natal, mas a "All I Want For Christmas is You" já é das músicas mais ouvidas"ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS YOU" CONTINUA A SER UMA GRANDE FONTE DE LUCRO. DESDE 2013 QUE O TEMA GANHOU 50 MILHÕES DE DÓLARES EM ROYALTIESmaisDepois do ajuntamento para ver...Depois do ajuntamento para ver as ondas gigantes, o Surf está proibido na NazaréA DELEGAÇÃO DE SAÚDE DE LISBOA E VALE DE TEJO EMITIU UM PARECER NEGATIVO PARA A PRÁTICA DE SURF, CONSIDERANDO QUE É UM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICAmais
Top