Luzes, câmara, ação, uma boa história e muuuita emoção: são os ingredientes principais para nos apaixonarmos por um filme. Seja no cinema ou em casa, os filmes têm o poder e a magia de nos cativar pela história, pelas personagens, pela música, pelos cenários e por tantos outros componentes, que nos fazem ir do riso ao choro.


No Dia Mundial do Cinema, assinalado a 5 de novembro, os animadores da RFM revelam os filmes que marcaram as suas vidas. E eles são......


<


- Catarina Figueiredo: Moulin Rouge

Um jovem escritor e poeta decide mudar-se para o bairro de Montmartre, em Paris, onde recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec, que o ajuda a participar na vida social daquele local. Rapidamente, Christian, o jovem poeta, encontra o Moulin Rouge, onde se apaixona por Satine, a maior estrela daquele sítio.



- José Coimbra + Marcos André: A Vida é Bela

Em 1938, o simpático judeu Guido apaixona-se por Dora e, depois de vários contratempos, casam-se. Durante cinco anos, vivem felizes com o seu filho, Giosuè, até que as medidas de perseguição e detenção dos judeus são implementadas em Itália.

Guido e Giosuè são deportados para um campo de concentração. O pai e o filho mantêm-se sempre juntos e, durante o tempo de prisão de Guido, de forma muito engenhosa, ele consegue convencer Giosuè que estão num campo de férias a jogar um longo e emocionante jogo. “A Vida é Bela” foi um dos maiores sucessos do cinema italiano, que comoveu o mundo com a forma como contou a dramática história do Holocausto.



- Mariana Alvim: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Neste filme, que estreou em 2001, Amélie Poulain cresceu sozinha. Quando chegou a idade de sair de casa, Amélie viajou até Paris, onde arranjou um emprego como empregada num café em Montmartre.

Num dia, em que acontece um trágico acidente, Amélie descobre a sua verdadeira vocação: melhorar a vida dos outros. A partir daí, consegue inundar de felicidade a vida da porteira do prédio, do empregado da mercearia da esquina, uma colega do café, que é hipocondríaca, entre outros, através de vários estratagemas.

No entanto, aquilo que Amélie não consegue mudar é a sua própria vida, nem se entrega aos sentimentos que tem por Nino, um jovem considerado estranho. Mas, rapidamente, a vida encarrega-se de os juntar.



- António Mendes: Lost in Translation

Dois americanos viajam até Tóquio para tentar dar um outro rumo às suas vidas. Bob Harris já foi, em tempos, uma estrela do cinema, está a atravessar uma crise de meia-idade e chega àquela cidade para gravar um anúncio de um whisky. Já Charlotte, é uma jovem que anda colada ao seu marido, um fotógrafo.

Sem ninguém o fazer prever, Bob e Charlotte cruzam-se no bar do hotel e este encontro torna-se numa amizade surpreendente.



- Pedro Fernandes: Regresso ao Futuro

Lançado em 1985, este foi um dos sucessos que marcaram os anos 80. Marty McFly, um jovem americano, acionou acidentalmente uma máquina do tempo, construída por um excêntrico cientista, e regressa ao ano de 1955. Sem saber como escapar, o jovem acaba por conhecer a futura mãe – antes do casamento com o seu pai, que se apaixona pelo “filho”, colocando em causa a sua própria existência.

A missão que Marty McFly tem pela frente é tentar que os seus pais se conheçam e se apaixonem e ainda convencer o desconfiado cientista Doc a enviá-lo de regresso ao futuro.



- Rodrigo Gomes: The Shawshank Redemption (ou Os condenados de Shawshank)

Andy Dufresne, um banqueiro, é condenado pelo homicídio da sua mulher e do respetivo amante, pelo que é enviado para a prisão de Shawshank, considerada uma das mais severas prisões.

Lá, encontra Ellis Boyd Redding, um outro prisioneiro conhecido por Red, que aposta contra outros que Andy seria o primeiro recém-chegado a ceder à pressão e a começar a chorar. Rapidamente, percebe que essa aposta está perdida e começa a aproximar-se de Andy. Devido aos seus conhecimentos financeiros, Andy consegue aproximar-se do diretor da prisão, ganhando mesmo a sua confiança, ao mesmo tempo que organiza um inteligente plano de fuga.



- Duarte Pita Negrão: Forrest Gump

Há quem diga que Forrest Gump é pouco inteligente e outros afirmam que tem um atraso cognitivo. A verdade é que neste filme, que saiu em 1995 e venceu seis Óscares, Forrest Gump vive no seu próprio mundo, onde não se percebe bem o que se passa.

Por uma estranha coincidência, Forrest Gump passa por uma série de eventos importantes daquele tempo, nos quais está presente, que o levam da incapacidade física até ao estrelato no futebol, de herói do Vietnam a empresário de pesca de camarão, de honras na Casa Branca aos braços do seu verdadeiro amor.



- Salvador Martinha: Airbud

Buddy é um cão que joga basquetebol e que, sem ninguém o fazer prever, faz amizade com um adolescente tímido. Josh Framm, um rapaz com doze anos, é demasiado tímido para entrar na equipa de basquetebol da cidade para a qual acabou de se mudar.

Até que um dia, ao estar a jogar sozinho, encontra Buddy, um cão golden retriever, que tem um talento extraordinário para marcar cestos. Assim, os dois entram para a equipa da escola e Buddy é nomeado mascote, ao mesmo tempo que o seu antigo dono tenta ganhar dinheiro à custa da atenção que o cão tem vindo a receber.



- Joana Cruz: América Proibida

Um jovem marcado por uma infância trágica, cujo pai foi assassinado por um negro, junta-se a um gruo neonazi de Los Angeles. Derk Vinyard torna-se, rapidamente, no chefe da organização e é preso pelo homicídio de dois negros que tentavam roubar-lhe o carro. Acaba na prisão a cumprir três anos de pena, mas quando sai está decidido a abandonar a vida que vivia anteriormente.



- Luís Franco-Bastos: Star Wars

Um dos maiores sucessos do cinema estreou em 1997 e chamava-se apenas “Star Wars”. O jovem Luke Skywalker vivia e trabalhava na quinta do seu tio, no remoto planeta Tatooine, onde se aborrecia mais do que se pode imaginar.

A cada dia que passava, ansiava por novas aventuras que o levariam até longínquas galáxias, até que Luke conseguiu intercetar a mensagem secreta de uma princesa chamada Leia, que estava presa por um poderoso e cruel chefe militar, Darth Vader. Sem saber quem era, Luke Skywalker estava pronto para a resgatar só que, rapidamente, viu-se envolvido na maior guerra do espaço de sempre. Depois deste êxito, a história de “Star Wars” deu origem a vários outros filmes que cativaram milhares de pessoas.



- Paulo Fragoso + João Porto: Era Uma Vez na América (ou Once Upon a Time in America)

Lançado em 1986, um grupo de amigos de descendência judaica juntam-se e enveredam pelo mundo do crime até que acontece um incidente trágico que os separa para sempre. É através da memória de Noodles, uma das personagens, que conhecemos a história deste grupo, desde a sua sofrida infância até ao dia em que tudo muda.



- Daniel Fontoura: Fight Club (ou Clube de Luta)

Jack é um jovem executivo que está descontente com o seu trabalho e a passar por uma terrível crise de insónias até que encontra uma cura inusitada. Conhece Tyler Durden, um vendedor de sabonetes, que sugere a Jack um grupo secreto onde costuma abstrair-se das suas angústias. Este é o famoso “fight club” ou “clube de luta", onde vários homens lutam até não aguentar mais. Só que, entretanto, surge uma mulher que capta a atenção de Tyler e o clube fica comprometido.



- Carolina Camargo: Dirty Dancing

Corria o ano de 1963, quando Frances “Baby” Houseman decidiu viver a sua juventude. Durante as suas férias de verão, Baby apaixona-se pelo seu professor de dança, Johnny, um rapaz que tem um passado bem diferente, e os seus dias alteram-se.

As aventuras, o amor, a música “I’ve Had The Time of My Life” e a dança marcaram este filme que é, ainda hoje, muito lembrado e revisto por várias gerações de fãs.



- Ana Colaço: Mary Poppins

No século XX, numa família britânica reina o caos. O pai é banqueiro, a mãe é sufragista e os dois filhos, demasiado rebeldes, costumam infernizar a vida a todas as amas que passam pela casa.

Em vez do pai, desta vez, são os mais pequenos a escrever um anúncio no jornal para encontrar uma ama mais querida e amável. É aí que surge do céu, a voar com o seu guarda-chuva, uma nova e mágica ama, Mary Poppins, que vai ensinar ao banqueiro as coisas que realmente importam na vida.



Neste Dia Mundial do Cinema, faz umas pipocas ou outro doce que te apeteça, põe-te confortável e usufrui de uma tarde ou noite recheada de bons, emotivos e divertidos filmes!