Para evitar que os transportes públicos fiquem lotados, numa altura como esta em que vivemos, em que o distanciamento é a palavra de ordem, o Governo decidiu reforçar a oferta com autocarros turísticos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.


Esta iniciativa foi anunciada esta quarta-feira ministério do Ambiente e da Ação Climática, citada pelo jornal Público, vai durar três meses e terá um custo de 1,5 milhões de euros.


A proposta deverá avançar no início da próxima semana e prevê-se que alguns autocarros já possam circular. Os autocarros turísticos vêm assim reforçar a oferta da CP, Fertagus e Metro Transportes do Sul.


Nos comboios, está previsto um reforço da oferta na hora de ponta da manhã entre as estações ferroviárias do Cacém e da Amadora e as estações de metro da Pontinha, Sete Rios e Entrecampos.


Na Fertagus, haverá autocarros diretos entre a estação do Pragal e Lisboa entre as 6h20 e as 8h; no sentido inverso, a circulação será feita entre as 17h10 e as 18h10.


Na Metro Transportes do Sul, haverá reforço nas viagens entre Corroios e Cacilhas entre as 7h20 e as 8h; entre as 16h e as 18h15 no regresso.


No Grande Porto, os autocarros irão reforçar, essencialmente, a oferta da STCP. Serão reforçadas 17 linhas nos seis municípios que são servidos pela transportadora — Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia.


Esta iniciativa vai permitir também retirar do lay-off pelo menos 400 motoristas que se encontravam em casa, sem trabalho, há pelo menos oito meses.