Quem é que, em muitas ocasiões, não discutiu com o sexo oposto sobre memórias passadas, coisas ditas e não ditas ou conversas que ficaram por terminar? Nestas alturas, há quem se pergunte como é que o sexo oposto se lembra tão bem daquilo que aconteceu no passado.



Parece que a resposta está num estudo que comprova que as mulheres têm melhor memória do que os homens!


A conclusão chegou depois de terem sido estudados mais de 617 artigos científicos sobre a memória, publicados desde 1973 a 2013, em que se analisou mais de um milhão de participantes.


O sexo feminino é, na sua maioria, perito em recordar o local onde se esqueceu de algum objeto, uma conversa onde o parceiro disse determinada coisa ou de uma ação que o desagradou.


Isto é o que diz também um artigo científico da Enciclopédia da Neurociência, que explica que existem vários tipos de memória do ser humano.


A memória, onde as mulheres mais ganham, é a episódica, que é aquela que está relacionada com eventos experienciados pela própria pessoa. É a partir deste tipo de memória que as mulheres se lembram muito bem daquilo que aconteceu no passado. Já os homens, muitas vezes, tendem a esquecer-se destas situações, já que a memória episódica difere entre sexos.


Com as mulheres, as caras e as imagens sensoriais são as mais recordadas enquanto os homens tendem a lembrar-se mais de informações abstratas e orientações geográficas.



A verdade é que um ou outro género têm valências e competências diferentes, já que até a memória é armazenada de forma distinta, mas o importante é que ambos se podem complementar.