Quem é que tem a melhor memória? Mulheres ou homens?

UM ESTUDO E VÁRIOS ARTIGOS CIENTÍFICOS ANALISARAM A FORMA COMO OS HOMENS E AS MULHERES ARMAZENAM DIFERENTES MEMÓRIAS


Quem é que, em muitas ocasiões, não discutiu com o sexo oposto sobre memórias passadas, coisas ditas e não ditas ou conversas que ficaram por terminar? Nestas alturas, há quem se pergunte como é que o sexo oposto se lembra tão bem daquilo que aconteceu no passado.



Parece que a resposta está num estudo que comprova que as mulheres têm melhor memória do que os homens!


A conclusão chegou depois de terem sido estudados mais de 617 artigos científicos sobre a memória, publicados desde 1973 a 2013, em que se analisou mais de um milhão de participantes.


O sexo feminino é, na sua maioria, perito em recordar o local onde se esqueceu de algum objeto, uma conversa onde o parceiro disse determinada coisa ou de uma ação que o desagradou.


Isto é o que diz também um artigo científico da Enciclopédia da Neurociência, que explica que existem vários tipos de memória do ser humano.


A memória, onde as mulheres mais ganham, é a episódica, que é aquela que está relacionada com eventos experienciados pela própria pessoa. É a partir deste tipo de memória que as mulheres se lembram muito bem daquilo que aconteceu no passado. Já os homens, muitas vezes, tendem a esquecer-se destas situações, já que a memória episódica difere entre sexos.


Com as mulheres, as caras e as imagens sensoriais são as mais recordadas enquanto os homens tendem a lembrar-se mais de informações abstratas e orientações geográficas.



A verdade é que um ou outro género têm valências e competências diferentes, já que até a memória é armazenada de forma distinta, mas o importante é que ambos se podem complementar.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Geração mais nova apresenta um...Geração mais nova apresenta um QI inferior ao dos pais, diz especialistaOS FILHOS APRESENTAM, PELA PRIMEIRA VEZ, UM QI INFERIOR AO DOS PAIS E A CULPA É DO CONSUMO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA, DEFENDE ESPECIALISTAmaisForças Armadas Portuguesas des...Forças Armadas Portuguesas desenvolvem método para gerir a falta de camas nos hospitaisHÁ VÁRIOS MÉDICOS A CRITICAR A FALTA DE GESTÃO DE CAMAS NOS HOSPITAIS. AS FORÇAS ARMADAS DESENVOLVEM METÓDO QUE PODE SER A SOLUÇÃOmais"Vamos sempre a tempo de mudar..."Vamos sempre a tempo de mudar" diz a Catarina FigueiredoCRÓNICA DE UM DIA NO MERCADOmaisDiogo Piçarra e Vitor Kley con...Diogo Piçarra e Vitor Kley contaram à RFM como começou o seu "namoro"!VITOR KLEY E DIOGO PIÇARRA ESTIVERAM JUNTOS NO WI-FI DA RFM!maisEstes são os filmes que arreca...Estes são os filmes que arrecadaram mais ÓscaresMAIS ÓSCARES, O INTÉRPRETE MAIS NOMEADO E O FILME MAIS RENTÁVEL DE SEMPRE: ESTES SÃO ALGUNS DOS RECORDES ATINGIDOS NO CINEMAmaisDepois do ajuntamento para ver...Depois do ajuntamento para ver as ondas gigantes, o Surf está proibido na NazaréA DELEGAÇÃO DE SAÚDE DE LISBOA E VALE DE TEJO EMITIU UM PARECER NEGATIVO PARA A PRÁTICA DE SURF, CONSIDERANDO QUE É UM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICAmaisAinda falta para o Natal, mas ...Ainda falta para o Natal, mas a "All I Want For Christmas is You" já é das músicas mais ouvidas"ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS YOU" CONTINUA A SER UMA GRANDE FONTE DE LUCRO. DESDE 2013 QUE O TEMA GANHOU 50 MILHÕES DE DÓLARES EM ROYALTIESmaisPara “salvar milhares de empre...Para “salvar milhares de empregos”, restaurantes portugueses sugerem visitas aos seus rivaisVÁRIOS RESTAURANTES PORTUGUESES COMEÇARAM A PROMOVER A CONCORRÊNCIA PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DESTE SETORmaisMississípi tem uma nova bandei...Mississípi tem uma nova bandeira: a anterior foi retirada por ser considerada racistaCOM UMA POPULAÇÃO SIGNIFICATIVA DE AFRO-AMERICANOS, A ANTIGA BANDEIRA DO MISSISSÍPI ERA VISTA POR MUITOS COMO UM SÍMBOLO DE ÓDIOmais
Top