A partir de dia 28 de outubro, o uso de máscara na rua passou a ser obrigatório, em Portugal. O número acentuado de casos de Covid-19 que o nosso país tem vindo a registar levou o Governo a decretar esta medida que, na sua maioria, tem sido respeitada, mas há exceções.



Os dados do Ministério da Administração Interna revelam que 43 pessoas foram multadas por não utilizaram máscara na rua, entre 28 de outubro e 2 de novembro.


As multas podem ir até aos 500 euros, mas, nesta situação, os dados revelados não contêm o valor das coimas que foram aplicadas. A fiscalização do cumprimento desta lei está a cargo das forças de segurança e às polícias municipais que, em primeiro lugar, estão a sensibilizar as pessoas para a importância da utilização de máscara na rua.


O uso de máscara é obrigatório para maiores de dez anos e no acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas, “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.


Para além disso, desde junho, mais de mil pessoas foram multadas por não utilizaram máscara ou viseira de proteção nos transportes públicos e em locais fechados, onde é também obrigatório.


A medida vai estar em vigor por 70 dias, pelo que a sua renovação vai ser avaliada no final desse período.


Nos tempos que vivemos, é cada vez mais importante o respeito pelas medidas que estão em vigor para te protegeres a ti e as todos aqueles que te rodeiam.