Os preguiçosos são mais criativos e eficientes, diz estudo

O PRÓPRIO BILL GATES JÁ DISSE QUE ESCOLHERIA UMA PESSOA PREGUIÇOSA PARA FAZER UM TRABALHO DIFÍCIL, POIS ESTA DESCOBRIRIA A FORMA MAIS RÁPIDA DE O EXCUTAR

Jéssica Santos


Ninguém gosta de ser preguiçoso, nem de trabalhar com um preguiçoso. Mas a verdade é que todos temos os nossos dias. Quem nunca procrastinou na vida? Temos dias em que estamos mais cansados ou desmotivados e a única coisa em que somos bons é a praticar esta arte. Apesar de não ser muito bem visto pela sociedade, a ciência tem outra teoria: ser preguiçoso, afinal, é bom.


Não fazer nada, de vez em quando, faz bem à saúde física e mental. E espanta-te: a preguiça também pode servir de estímulo para a criatividade e até mesmo para aumentar a eficiência. Se não fosse algo bom, não teria um dia para celebrar: Dia Internacional da Preguiça, a 7 de novembro.



O investigador Masud Husain, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, fez um estudo onde analisou as reações e os cérebros de pessoas preguiçosas e não preguiçosas. Os participantes responderam a um questionário que avaliava a forma como reagiam a uma tarefa que exigia esforço físico, mas trazia recompensas no final.


“Variávamos a recompensa e o esforço exigido para consegui-la. O esforço era que eles tinham de apertar com as mãos para conseguir a recompensa”, explicou Masud Husain, à BBC.

Os resultados não surpreendem: os preguiçosos mostraram-se menos predispostos a esforçarem-se mais, mesmo que recebessem uma recompensa.

Agora, o que apanhou a equipa de investigação desprevenida foram os resultados das tomografias cerebrais. Os cérebros dos mais preguiçosos mostraram uma maior atividade durante as tomadas de decisão, comparativamente aos outros grupos de participantes.

“É como se fosse mais difícil para eles tomarem aquela decisão. E havia um custo mais alto para os seus cérebros em termos de tentar avaliar se algo era válido ou não.”

As pessoas preguiçosas são mais criteriosas na escolha das suas prioridades e ótimas gestoras da sua própria energia. Como não gostam de perder tempo com mesquinhices – que lhes roubam ainda mais tempo – acabam também por ser mais eficientes.


O próprio Bill Gates já disse que escolheria uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil, pois esta descobriria a forma mais rápida de o executar.



Ser preguiçoso também puxa pela criatividade, uma vez que te obriga a pensar sempre em alternativas que te permitem poupar tempo e energia. Por exemplo, a sanduíche surgiu da preguiça de um conde.


Às vezes, vale mais esperar que a vontade para fazer aquela tarefa chata venha ter contigo, do que contrariar-te, porque aí o resultado nunca será totalmente bom.

Depois disto, vais certamente olhar para uma pessoa preguiçosa de outra forma e quem sabe dar-lhe muito valor.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Sabias que a sanduíche surgiu ...Sabias que a sanduíche surgiu da preguiça de um conde?TUDO COMEÇOU COM UM VÍCIO PELO JOGO DE CARTAS. E ASSIM SURGIU A SALVAÇÃO DAS HORAS CURTAS DE ALMOÇO: A SANDUÍCHEmaisMensagens de Whatsapp podem se...Mensagens de Whatsapp podem ser apagadas automaticamente após sete diasESTA FUNCIONALIDADE DO WHATSAPP JÁ ESTAVA A SER TESTADA DESDE OUTUBRO DE 2019maisPrimark considera abrir 24h po...Primark considera abrir 24h por dia durante dezembroPARA EVITAR AGLOMERADOS DE PESSOAS NAS LOJAS, A PRIMARK PONDERA ABRIR ALGUMAS LOJAS DURANTE 24H POR DIAmaisMemes invadem redes sociais in...Memes invadem redes sociais independentemente dos resultadosMILHARES DE INTERNAUTAS UTILIZARAM AS REDES SOCIAIS PARA IRONIZAREM SOBRE A LONGA ESPERA DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES AMERICANASmaisMulher despede-se através do a...Mulher despede-se através do altifalante da lojaO MOMENTO FOI GRAVADO PELA PRÓPRIA E TORNOU-SE VIRAL NA INTERNETmaisPela primeira vez, uma mulher ...Pela primeira vez, uma mulher vai fazer de agente 007O FILME "007: SEM TEMPO PARA MORRER" VAI CONTAR, PELA PRIMEIRA VEZ, COM UMA MULHER NO PAPEL DO FAMOSO E DESTEMIDO AGENTE 007maisComo Londres celebrou a última...Como Londres celebrou a última noite antes do confinamentoLONDRES ENTROU ESTA QUINTA-FEIRA NUM SEGUNDO CONFINAMENTO E FOI ASSIM QUE AS PESSOAS CELEBRARAM: EM CAFÉS E RESTAURANTES E SEM DISTANCIAMENTOmaisMais de 40 pessoas já foram mu...Mais de 40 pessoas já foram multadas por não usarem máscara na ruaO USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA NA RUA JÁ ESTÁ EM VIGOR, MAS HÁ QUEM NÃO ESTEJA A CUMPRIR A LEImaisUma história tocante sobre o p...Uma história tocante sobre o poder da amizade... que não vais querer perder"ATÉ ÀS ESTRELAS", SELECÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL SUNDANCE, VAI CHEGAR AOS CINEMAS COM A RFMmais
Top