Quem é Van Jones, o comentador da CNN que chorou com a vitória de Joe Biden?

VAN JONES É ADVOGADO E FOI ANTIGO CONSELHEIRO DE BARACK OBAMA NA CASA BRANCA

Jéssica Santos


"Foi mais fácil ser pai esta manhã. É mais fácil ser pai e dizer aos teus filhos que o carácter importa, que a verdade importa! Ser uma boa pessoa importa. É mais fácil para muitas pessoas. Se é um muçulmano neste país não tem de se preocupar se o presidente não o quer aqui e o manda embora sem nenhum motivo" disse Van Jones emocionado, em direto, no dia em que Joe Biden venceu as eleições norte-americanas.



O rosto e as palavras de Van Jones não ficaram indiferentes a ninguém e ecoaram nas redes sociais. Van Jones era o rosto da emoção, felicidade e alívio da maioria do povo norte-americano, depois da derrota de Trump. O seu discurso era, mais do que o de um comentador televisivo, o de um pai americano aliviado com o regresso da tolerância aos Estados Unidos.


Quem é Van Jones?


Para além de ter um espaço de comentador na CNN, Anthony Kapel Jones, de 52 anos, é advogado, e foi antigo conselheiro de Barack Obama na Casa Branca. Nasceu no estado de Tennessee e teve uma educação religiosa e muito voltada para os valores da história americana, tornando-se admirador dos irmãos Kennedy.

Van Jones estudou direito na Universidade de Yale, em Connecticut. Em 1992, foi escolhido pelo Comité de Advogados para os Direitos Humanos para ser observador jurídico dos protestos desencadeados a propósito de um caso em que quatro polícias espancaram até à morte um operário afro-americano. Três destes polícias foram absolvidos.

Este caso acabou por marcar o advogado e por mudar a visão que tinha dos Estados Unidos. Tornou-se ativista de esquerda e foi então que começou a sua luta por uma sociedade multirracial e contra a violência policial. 28 anos depois, a luta continua e a revolta de Van Jones também, que viu mais um afro-americano – George Floyd – a morrer às mãos de um polícia.

Com a eleição de Joe Biden para presidente dos Estados Unidos, Van Jones mostra-se esperançoso quanto àquilo que o futuro reserva para o seu país.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Os preguiçosos são mais criati...Os preguiçosos são mais criativos e eficientes, diz estudoO PRÓPRIO BILL GATES JÁ DISSE QUE ESCOLHERIA UMA PESSOA PREGUIÇOSA PARA FAZER UM TRABALHO DIFÍCIL, POIS ESTA DESCOBRIRIA A FORMA MAIS RÁPIDA DE O EXCUTARmaisAna Gomes Living: 5 formas de ...Ana Gomes Living: 5 formas de ser mais resilientemaisSerá que te atreves a dizer es...Será que te atreves a dizer estes trava-línguas?NO DIA INTERNACIONAL DO TRAVA-LÍNGUAS, DESAFIAMOS-TE A EXPERIMENTARES ALGUNS E A CONHECER A HISTÓRIA POR DETRÁS DESTE DIAmaisMensagens de Whatsapp podem se...Mensagens de Whatsapp podem ser apagadas automaticamente após sete diasESTA FUNCIONALIDADE DO WHATSAPP JÁ ESTAVA A SER TESTADA DESDE OUTUBRO DE 2019maisPrimark considera abrir 24h po...Primark considera abrir 24h por dia durante dezembroPARA EVITAR AGLOMERADOS DE PESSOAS NAS LOJAS, A PRIMARK PONDERA ABRIR ALGUMAS LOJAS DURANTE 24H POR DIAmaisRecolher obrigatório nos 121 c...Recolher obrigatório nos 121 concelhos entre as 13h e as 05h nos próximos dois fins de semanaESTE NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIA VIGORA ENTRE 9 E 23 DE NOVEMBROmaisMemes invadem redes sociais in...Memes invadem redes sociais independentemente dos resultadosMILHARES DE INTERNAUTAS UTILIZARAM AS REDES SOCIAIS PARA IRONIZAREM SOBRE A LONGA ESPERA DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES AMERICANASmaisPresidente da República decret...Presidente da República decreta estado de emergência de 9 a 23 de novembroO AUMENTO ACENTUADO DE CASOS DE COVID-19 EM PORTUGAL LEVOU O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A DECRETAR, NOVAMENTE, O ESTADO DE EMERGÊNCIAmaisO Porto é o ponto de partida d...O Porto é o ponto de partida da viagem mais longa do mundo num comboioÉ SOBRE OS CARRIS DE UM DOS VÁRIOS COMBOIOS DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTO, NO PORTO, QUE A VIAGEM MAIS LONGA DO MUNDO TEM INÍCIOmais
Top