O muro de Berlim foi derrubado há 31 anos e o mundo mudou

NA NOITE DE 9 DE NOVEMBRO DE 1989 O MURO DE BERLIM COMEÇOU A SER DERRUBADO DEPOIS DE 28 ANOS A SEPARAR DOIS “MUNDOS”

Ana Margarida Oliveira


Há acontecimentos que nos marcam e o assunto “muro de Berlim” é, sem dúvida, um deles.

Marca a razão da sua construção e marca a razão a sua destruição.

Quando se imagina uma cidade dividida ao meio com um muro, com regimes políticos opostos em cada um dos lados, famílias separadas e proibidas de sair para o resto do mundo não comunista, percebe-se a alegria e a felicidade no dia em que o muro foi derrubado e destruído.


O Muro de Berlim foi construído, durante a Guerra Fria, pela Alemanha Oriental, a comunista República Democrática Alemã, e durante 28 anos separou esta cidade ao meio. Também a Alemanha estava dividida em duas, a RDA e a República Federal Alemã. Este muro era também o símbolo da divisão do mundo em dois blocos: a Europa Ocidental e o Bloco de Leste, a conhecida “cortina de ferro”.

O muro de Berlim separou muitas famílias alemãs, durante anos.



O muro começou a ser construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, com 66,5 quilómetros de gradeamento, cerca de 300 torres de observação, mais de 100 redes eletrificadas com alarme e pistas de corrida para cães de guarda. O muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental, RDA, com ordens para matar os que tentassem escapar.



Com mais de 140 quilómetros de comprimento, em junho de 1962, foi construída uma segunda cerca paralela. As casas que existiam entre a parede e as cercas foram destruídas e os moradores colocados em outros lugares, dando assim origem a uma faixa que, mais tarde, ficou conhecida como a "faixa da morte".
Esta zona tinha areia para que se detetassem pegadas, era também um campo mais aberto que permitia atirar com maior precisão e ainda facilitava a pesquisa da polícia pelos guardas que podiam não cumprir a tarefa de não deixar atravessar o muro.



Esta primeira cerca em bloco foi construída em 1961.
Entre 1962 e 1965, a cerca de arame foi reforçada.
Entre 1965 e 1975, foi construído um muro real, de betão, e depois a Grenzmauer 75, desde 1975 até 1989, data da sua destrição.

O topo do muro era revestido por um cano liso para impedir a subida. Ao longo do muro, havia arame farpado e “canteiros de pregos” a que se chamava “tapete de Estaline.”


Não existem números exatos, porque a RDA não fornecia informações sobre incidentes que ocorriam na zona do Muro de Berlim como sobre todos os incidentes fronteiriços.

A primeira vítima morta a tiro, foi Günter Litfin, baleado pela polícia dia 24 de agosto de 1961, ao tentar saltar o muro, junto da estação Friedrichstraße. No dia 17 de agosto de 1962, Peter Fechter morreu no chamado “corredor da morte”, à vista de jornalistas ocidentais, e ficou, por isso, a vítima mais famosa. A última morte foi a de Winfried Freudenberg, no dia 8 de março de 1989, oito meses antes da queda do muro.



Pensa-se que cerca de 75 000 pessoas foram acusadas de desertarem da RDA, ou seja, de tentarem fugir para o lado ocidental.


“Desertar” era considerado um crime naquele lado da Alemanha e punido por lei. Havia ainda os “Fluchthelfer”, os que ajudavam os cidadãos a fugir de Berlim Oriental para a zona ocidental da cidade.



Até 2004, decorreram vários processos judiciais do "Schiessbefehl", a obrigatoriedade de atirar a matar sobre todos aqueles que tentavam fugir para Berlim Ocidental.




No dia 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim foi derrubado e a Alemanha passou a ser um só país e Berlim, uma só cidade, e o mundo mudou.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Restaurantes contestam novas m...Restaurantes contestam novas medidas: "Queremos que o Governo nos diga como vamos pagar salários"O RECOLHER OBRIGATÓRIO, ENTRE AS 13H E AS 5H, NOS PRÓXIMOS DOIS FINS DE SEMANA, NOS 121 CONCELHOS, É UMA DAS MEDIDAS DECRETADAS PELO GOVERNO NESTE NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIAmaisQuem é Van Jones, o comentador...Quem é Van Jones, o comentador da CNN que chorou com a vitória de Joe Biden?VAN JONES É ADVOGADO E FOI ANTIGO CONSELHEIRO DE BARACK OBAMA NA CASA BRANCAmaisEstas são as exceções ao recol...Estas são as exceções ao recolher obrigatório nos próximos fins de semanaA PARTIR DE 9 DE NOVEMBRO, PORTUGAL ESTÁ EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E 121 CONCELHOS TÊM DE CUMPRIR NOVAS MEDIDAS DE RESTRIÇÃOmaisOs preguiçosos são mais criati...Os preguiçosos são mais criativos e eficientes, diz estudoO PRÓPRIO BILL GATES JÁ DISSE QUE ESCOLHERIA UMA PESSOA PREGUIÇOSA PARA FAZER UM TRABALHO DIFÍCIL, POIS ESTA DESCOBRIRIA A FORMA MAIS RÁPIDA DE O EXCUTARmaisA vindima terminou e Biden é o...A vindima terminou e Biden é o novo presidente dos Estados Unidos“ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS É VINDIMA” FOI UMA EXPRESSÃO QUE VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS, DEPOIS DE TRUMP DECLARAR VITÓRIA, QUANDO AINDA FALTAVAM APURAR MILHÕES DE VOTOSmaisSerá que te atreves a dizer es...Será que te atreves a dizer estes trava-línguas?NO DIA INTERNACIONAL DO TRAVA-LÍNGUAS, DESAFIAMOS-TE A EXPERIMENTARES ALGUNS E A CONHECER A HISTÓRIA POR DETRÁS DESTE DIAmaisMensagens de Whatsapp podem se...Mensagens de Whatsapp podem ser apagadas automaticamente após sete diasESTA FUNCIONALIDADE DO WHATSAPP JÁ ESTAVA A SER TESTADA DESDE OUTUBRO DE 2019maisO Porto é o ponto de partida d...O Porto é o ponto de partida da viagem mais longa do mundo num comboioÉ SOBRE OS CARRIS DE UM DOS VÁRIOS COMBOIOS DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTO, NO PORTO, QUE A VIAGEM MAIS LONGA DO MUNDO TEM INÍCIOmaisQuem é que tem a melhor memóri...Quem é que tem a melhor memória? Mulheres ou homens?UM ESTUDO E VÁRIOS ARTIGOS CIENTÍFICOS ANALISARAM A FORMA COMO OS HOMENS E AS MULHERES ARMAZENAM DIFERENTES MEMÓRIASmais
Top