Alzheimer tirou-lhe as memórias de bailarina, mas bastou ouvir esta música para se recordar da dança
O VÍDEO DE MARTA GONZÁLEZ, DOENTE DE ALZHEIMER, TORNOU-SE VIRAL E EMOCIONOU A INTERNET
Marta C. Gonzaléz, de 73 anos, foi ex- prima bailarina do Ballet de Nova Iorque, nos anos 60, mas a doença de Alzheimer deixou de permitir que recordasse este seu passado. Até que a música ultrapassou qualquer barreira da doença e a fez lembrar de todos os movimentos de uma das coreografias que marcou a sua vida.
Ao som do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, Marta C. González começou a executar na perfeição, sentada numa cadeira de rodas, alguns dos passos da dança. Quando a música parou, Marta González mostrou-se emocionada e disse: “temos que ir buscar as pontas”.
O momento foi gravado no ano passado, no lar Muro de Alcoy, em Valência, e está, agora, a ter expressão nas redes sociais, depois de ter sido partilhado pela Associação Música para Despertar - que procura ajudar pessoas que lutam contra a demência ou problemas de memória, através da música - a propósito da morte da artista.
Apesar de já não estar entre nós, Marta González não deixou de emocionar a internet com aquela que foi a sua profissão durante a maior parte da sua vida: o ballet.