Alzheimer tirou-lhe as memórias de bailarina, mas bastou ouvir esta música para se recordar da dança

O VÍDEO DE MARTA GONZÁLEZ, DOENTE DE ALZHEIMER, TORNOU-SE VIRAL E EMOCIONOU A INTERNET

Jéssica Santos


Marta C. Gonzaléz, de 73 anos, foi ex- prima bailarina do Ballet de Nova Iorque, nos anos 60, mas a doença de Alzheimer deixou de permitir que recordasse este seu passado. Até que a música ultrapassou qualquer barreira da doença e a fez lembrar de todos os movimentos de uma das coreografias que marcou a sua vida.


Ao som do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, Marta C. González começou a executar na perfeição, sentada numa cadeira de rodas, alguns dos passos da dança. Quando a música parou, Marta González mostrou-se emocionada e disse: “temos que ir buscar as pontas”.



O momento foi gravado no ano passado, no lar Muro de Alcoy, em Valência, e está, agora, a ter expressão nas redes sociais, depois de ter sido partilhado pela Associação Música para Despertar - que procura ajudar pessoas que lutam contra a demência ou problemas de memória, através da música - a propósito da morte da artista.


Apesar de já não estar entre nós, Marta González não deixou de emocionar a internet com aquela que foi a sua profissão durante a maior parte da sua vida: o ballet.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
No próximo fim de semana, os j...No próximo fim de semana, os jogos de futebol realizam-se às 11h da manhãOS JOGOS AGENDADOS DE VÁRIAS COMPETIÇÕES PARA O FIM DE SEMANA DE 14 E 15 DE NOVEMBRO VÃO ACONTECER DURANTE A MANHÃmaisQuem é Kamala Harris, a mulher...Quem é Kamala Harris, a mulher que fez História nos Estados Unidos?KAMALA HARRIS É A PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE MULHER DOS ESTADOS UNIDOSmais“Portugueses, ensinem-nos a ja...“Portugueses, ensinem-nos a jantar às 20h” pedem os espanhóis numa campanha publicitáriaUMA MARCA DE REFRIGERANTES LANÇOU UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA QUE PEDE AJUDA A VÁRIOS PAÍSES PARA MUDAR OS HÁBITOS DOS ESPANHÓIS AGORA COM RESTRIÇÕES DE HORÁRIOSmaisVacina contra a Covid-19 é “90...Vacina contra a Covid-19 é “90% eficaz”, diz a farmacêutica PfizerESTA ANÁLISE DIZ RESPEITO A UM PEQUENO NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS, MAS OS RESULTADOS NÃO DEIXAM DE SER ENCORAJADORESmaisO muro de Berlim foi derrubado...O muro de Berlim foi derrubado há 31 anos e o mundo mudouNA NOITE DE 9 DE NOVEMBRO DE 1989 O MURO DE BERLIM COMEÇOU A SER DERRUBADO DEPOIS DE 28 ANOS A SEPARAR DOIS “MUNDOS”maisDiego Miranda: 51º DJ do Mundo...Diego Miranda: 51º DJ do Mundo e o DJ português mais popular de sempremaisProdutora do “Dia de Cristina”...Produtora do “Dia de Cristina” obrigada a escolher entre a TVI e a SICA CORAL EUROPA, PRODUTORA DO "DIA DE CRISTINA", FOI OBRIGADA A ESCOLHER ENTRE TRABALHAR PARA AS MANHÃS DA TVI OU DA SICmaisRestaurantes contestam novas m...Restaurantes contestam novas medidas: "Queremos que o Governo nos diga como vamos pagar salários"O RECOLHER OBRIGATÓRIO, ENTRE AS 13H E AS 5H, NOS PRÓXIMOS DOIS FINS DE SEMANA, NOS 121 CONCELHOS, É UMA DAS MEDIDAS DECRETADAS PELO GOVERNO NESTE NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIAmaisQuem é Van Jones, o comentador...Quem é Van Jones, o comentador da CNN que chorou com a vitória de Joe Biden?VAN JONES É ADVOGADO E FOI ANTIGO CONSELHEIRO DE BARACK OBAMA NA CASA BRANCAmais
Top