Ordem dos Médicos emite regras sobre quem deve ser salvo caso faltem meios

OS CRITÉRIOS EMITIDOS PELA ORDEM DOS MÉDICOS, EM SITUAÇÃO DE FALTA DE MEIOS, APLICAM-SE A TODOS OS PACIENTES - NÃO SÓ OS QUE TÊM COVID

Jéssica Santos


É para já uma situação hipotética, mas poderá vir a acontecer, tendo em conta os números de infetados pelo novo coronavírus. Os hospitais desdobram-se em cuidados e a probabilidade de entrarem em rutura é cada vez maior.


Se as unidades de cuidados intensivos atingirem o seu limite, os doentes terão de ser selecionados. A Ordem dos Médicos emitiu um parecer com as regras sobre quem deve ser considerado prioritário.

A idade não deve ser o único critério e estas regras aplicam-se a todos os pacientes, não só os que têm Covid-19.

Todas as decisões de limitação de acesso a cuidados “deverão ser devidamente fundamentadas e resultar de um consenso da equipa de saúde que avalia o paciente”. No caso de uma “particular dificuldade e incerteza, clínica ou moral” deve ser pedida “uma segunda opinião de pares experientes”.



Os critérios de seleção são os de proporcionalidade baseada na “maior probabilidade de sobrevivência após o tratamento.”


Para a Ordem dos Médicos, os critérios para escolher quem tem ou não direito a um ventilador em cuidados intensivos "não podem ser critérios de prioridade: a ordem de chegada do pedido de admissão ou da chegada aos serviços de urgência hospitalar. Apesar de muitos dos doentes serem idosos, esta por si só, nunca pode ser usada como critério. A presença de co-morbilidades e o estado funcional dos múltiplos órgãos devem ser cuidadosamente avaliados, juntamente com a idade", defende o Conselho de Ética.


"Os doentes onde o benefício é mínimo e improvável por doença avançada ou terminal não devem, tal como em situações de não emergência, fazer terapia intensiva. Esta decisão deverá ser comunicada (ao próprio (sempre que possível) e aos familiares) e registada no processo."


No caso de suspensão de atitudes curativas, “o médico não pode abandonar nenhum doente que necessite dos seus cuidados, devendo sempre garantir acompanhamento paliativo adequado".

Se o doente não puder ter visitas dos familiares, deverá ser garantida a possibilidade de se despedir, mesmo que seja por telefone, dos seus familiares. "Os familiares de todos os doentes que morram durante este período deverão receber apoio psicológico e/ou espiritual adequados à sua necessidade e vontade", sublinha o documento.

Este parecer foi aprovado pelo Conselho Nacional da Ordem no início de Abril, mas, na altura, não foi divulgado porque a situação melhorou com o confinamento geral.
Agora que se registam os maiores números de infetados, a Ordem dos Médicos decidiu divulgá-lo.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
No próximo fim de semana, os j...No próximo fim de semana, os jogos de futebol realizam-se às 11h da manhãOS JOGOS AGENDADOS DE VÁRIAS COMPETIÇÕES PARA O FIM DE SEMANA DE 14 E 15 DE NOVEMBRO VÃO ACONTECER DURANTE A MANHÃmaisAlzheimer tirou-lhe as memória...Alzheimer tirou-lhe as memórias de bailarina, mas bastou ouvir esta música para se recordar da dançaO VÍDEO DE MARTA GONZÁLEZ, DOENTE DE ALZHEIMER, TORNOU-SE VIRAL E EMOCIONOU A INTERNETmaisQuem é Kamala Harris, a mulher...Quem é Kamala Harris, a mulher que fez História nos Estados Unidos?KAMALA HARRIS É A PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE MULHER DOS ESTADOS UNIDOSmais“Portugueses, ensinem-nos a ja...“Portugueses, ensinem-nos a jantar às 20h” pedem os espanhóis numa campanha publicitáriaUMA MARCA DE REFRIGERANTES LANÇOU UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA QUE PEDE AJUDA A VÁRIOS PAÍSES PARA MUDAR OS HÁBITOS DOS ESPANHÓIS AGORA COM RESTRIÇÕES DE HORÁRIOSmaisVacina contra a Covid-19 é “90...Vacina contra a Covid-19 é “90% eficaz”, diz a farmacêutica PfizerESTA ANÁLISE DIZ RESPEITO A UM PEQUENO NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS, MAS OS RESULTADOS NÃO DEIXAM DE SER ENCORAJADORESmaisO muro de Berlim foi derrubado...O muro de Berlim foi derrubado há 31 anos e o mundo mudouNA NOITE DE 9 DE NOVEMBRO DE 1989 O MURO DE BERLIM COMEÇOU A SER DERRUBADO DEPOIS DE 28 ANOS A SEPARAR DOIS “MUNDOS”maisDiego Miranda: 51º DJ do Mundo...Diego Miranda: 51º DJ do Mundo e o DJ português mais popular de sempremaisProdutora do “Dia de Cristina”...Produtora do “Dia de Cristina” obrigada a escolher entre a TVI e a SICA CORAL EUROPA, PRODUTORA DO "DIA DE CRISTINA", FOI OBRIGADA A ESCOLHER ENTRE TRABALHAR PARA AS MANHÃS DA TVI OU DA SICmaisRestaurantes contestam novas m...Restaurantes contestam novas medidas: "Queremos que o Governo nos diga como vamos pagar salários"O RECOLHER OBRIGATÓRIO, ENTRE AS 13H E AS 5H, NOS PRÓXIMOS DOIS FINS DE SEMANA, NOS 121 CONCELHOS, É UMA DAS MEDIDAS DECRETADAS PELO GOVERNO NESTE NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIAmais
Top