Chris Nikic é o primeiro atleta com síndrome de Down a terminar um dos triatlos mais duros do mundo

CHRIS NIKIC COMEÇOU A PREPARAÇÃO PARA O IRONMAN HÁ TRÊS ANOS, DEPOIS DE TER SIDO DESAFIADO PELO PAI

Jéssica Santos


Terminou a prova Ironman, em Panama City Beach, na Flórida, ao fim de 16h46m09, cerca de 14 minutos do tempo limite - 17 horas - mas não foi o tempo que contou. Chris Nikic superou-se e completou o primeiro de muitos sonhos.


O jovem de 21 anos tornou-se no primeiro atleta com síndrome de Down a terminar um triatlo Ironman: 3,86 km a nadar, 180,2 km a pedalar e 42,2 km a correr. Chris Nikic foi ainda reconhecido pelo Livro de Recordes do Guinness.


View this post on Instagram

.@ChrisNikic, YOU ARE AN IRONMAN! Congratulations Chris on becoming the first person with Down syndrome to finish an IRONMAN. You have shattered barriers while proving without a doubt that Anything is Possible! We are beyond inspired, and your accomplishment is a defining moment in IRONMAN history that can never be taken away from you. You swam 2.4 miles, biked 112 miles and ran 26.2 miles and now you get to brag for the rest of your life. The opportunities you have created for others around the world through this journey you embarked upon, is immeasurable. Thank you for allowing us to be a part of your remarkable life story and we can’t wait to see what you achieve next. The entire IRONMAN `Ohana #onepercentbetter #anythingispossible

A post shared by IRONMAN Triathlon (@ironmantri) on


"O Ironman tem servido como plataforma para se tornar um passo mais perto do seu objetivo de viver uma vida de inclusão, normalidade e liderança. É sobre ser um exemplo para outras crianças e famílias que enfrentam barreiras semelhantes, provando que nenhum sonho ou objetivo é muito alto" disse o pai do atleta, em declarações à BBC.


A preparação para o Ironman começou há três anos com um desafio lançado pelo pai: ficar 1% mais atlético a cada dia que passava. Do sedentarismo e uma flexão passou para um atleta que cumpriu um dos triatlos mais duros do mundo.


Nikic foi sempre acompanhado pelo seu treinador e, apesar de ter caído no segmento do ciclismo, conseguiu cruzar a meta.


Esta prova permitiu provar que Nikic "pode fazer qualquer coisa”. "Esta corrida foi mais do que apenas uma linha de chegada e uma celebração de vitória", afirmou o pai do jovem.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Ordem dos Médicos emite regras...Ordem dos Médicos emite regras sobre quem deve ser salvo caso faltem meiosOS CRITÉRIOS EMITIDOS PELA ORDEM DOS MÉDICOS, EM SITUAÇÃO DE FALTA DE MEIOS, APLICAM-SE A TODOS OS PACIENTES - NÃO SÓ OS QUE TÊM COVIDmaisMais de 14 mil pessoas assinam...Mais de 14 mil pessoas assinam petição contra restrições de idade para assistir e participar em touradasA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TAUROMAQUIA LANÇOU UMA PETIÇÃO CONTRA A ALTERAÇÃO DE IDADE PARA ASSISTIR E PARTICIPAR EM TOURADASmaisNo próximo fim de semana, os j...No próximo fim de semana, os jogos de futebol realizam-se às 11h da manhãOS JOGOS AGENDADOS DE VÁRIAS COMPETIÇÕES PARA O FIM DE SEMANA DE 14 E 15 DE NOVEMBRO VÃO ACONTECER DURANTE A MANHÃmaisAlzheimer tirou-lhe as memória...Alzheimer tirou-lhe as memórias de bailarina, mas bastou ouvir esta música para se recordar da dançaO VÍDEO DE MARTA GONZÁLEZ, DOENTE DE ALZHEIMER, TORNOU-SE VIRAL E EMOCIONOU A INTERNETmaisQuem é Kamala Harris, a mulher...Quem é Kamala Harris, a mulher que fez História nos Estados Unidos?KAMALA HARRIS É A PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE MULHER DOS ESTADOS UNIDOSmais“Portugueses, ensinem-nos a ja...“Portugueses, ensinem-nos a jantar às 20h” pedem os espanhóis numa campanha publicitáriaUMA MARCA DE REFRIGERANTES LANÇOU UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA QUE PEDE AJUDA A VÁRIOS PAÍSES PARA MUDAR OS HÁBITOS DOS ESPANHÓIS AGORA COM RESTRIÇÕES DE HORÁRIOSmaisVacina contra a Covid-19 é “90...Vacina contra a Covid-19 é “90% eficaz”, diz a farmacêutica PfizerESTA ANÁLISE DIZ RESPEITO A UM PEQUENO NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS, MAS OS RESULTADOS NÃO DEIXAM DE SER ENCORAJADORESmaisO muro de Berlim foi derrubado...O muro de Berlim foi derrubado há 31 anos e o mundo mudouNA NOITE DE 9 DE NOVEMBRO DE 1989 O MURO DE BERLIM COMEÇOU A SER DERRUBADO DEPOIS DE 28 ANOS A SEPARAR DOIS “MUNDOS”maisDiego Miranda: 51º DJ do Mundo...Diego Miranda: 51º DJ do Mundo e o DJ português mais popular de sempremais
Top