Esta é a palavra do ano e não é nem Coronavírus, nem Covid-19

NA LISTA ELABORADA PELA EDITORA DO DICIONÁRIO DE INGLÊS COLLINS, ESTÃO VÁRIAS PALAVRAS RELACIONADAS COM A PANDEMIA DE COVID-19

Madalena Costa


O ano de 2020 é marcado pela pandemia de Covid-19, que chegou aos quatro cantos do mundo. Logo, não é de estranhar que a palavra deste ano esteja relacionada com aquilo que está a caracterizar este ano.


Por isso, a palavra mais pesquisada de todas não é Coronavírus nem Covid-19, mas é...



Confinamento! Uma das medidas restritivas adotada por vários Governos para limitar o contágio de Covid-19 entre a população foi, esta terça-feira, designada palavra do ano de 2020 pela HarperCollins.


A editora do dicionário de inglês Collins registou mais de 250 mil utilizações da palavra “confinamento” este ano. A par desta palavra, que foi pesquisada como “Lockdown”, outras nove palavras também fazem parte desta lista, tais como “Coronavírus, distanciamento social, autoisolamento e trabalhador [de serviço] essencial”.


“A língua é o reflexo do mundo que nos rodeia e 2020 foi dominado pela pandemia. Escolhemos 'confinamento' como palavra do ano porque resume a experiência partilhada por milhares de milhões de pessoas que tiveram de restringir a sua vida quotidiana para conter o vírus" lê-se num comunicado escrito pela consultora de conteúdos linguísticos da HarperCollins, Helen Newstead.


Para além das palavras relacionadas com a pandemia, a abreviatura “BLM” (Black Lives Matter) também figura nesta lista de palavras mais pesquisadas em 2020, lembrando assim um outro momento deste ano motivado pelo assassinato de George Floyd, no final de maio.


Mas, não se fica por aqui! A palavra “TikToker”, o nome que designa um utilizador assíduo da rede social Tik Tok, e “mukbang”, um fenómeno vindo da Coreia do Sul, que também já se vê em Portugal, em que as pessoas se filmam a comer ao mesmo tempo que interagem com os seguidores, também fazem parte desta lista.



Para terminar, “Megxit”, uma contração do nome de Meghan Markle e “Exit” (saída), que ilustra a saída dos ex-duques de Sussex da família real britânica, no início deste ano, fecha a lista de palavras mais pesquisadas deste ano.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Chris Nikic é o primeiro atlet...Chris Nikic é o primeiro atleta com síndrome de Down a terminar um dos triatlos mais duros do mundoCHRIS NIKIC COMEÇOU A PREPARAÇÃO PARA O IRONMAN HÁ TRÊS ANOS, DEPOIS DE TER SIDO DESAFIADO PELO PAImaisOrdem dos Médicos emite regras...Ordem dos Médicos emite regras sobre quem deve ser salvo caso faltem meiosOS CRITÉRIOS EMITIDOS PELA ORDEM DOS MÉDICOS, EM SITUAÇÃO DE FALTA DE MEIOS, APLICAM-SE A TODOS OS PACIENTES - NÃO SÓ OS QUE TÊM COVIDmaisMais de 14 mil pessoas assinam...Mais de 14 mil pessoas assinam petição contra restrições de idade para assistir e participar em touradasA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TAUROMAQUIA LANÇOU UMA PETIÇÃO CONTRA A ALTERAÇÃO DE IDADE PARA ASSISTIR E PARTICIPAR EM TOURADASmaisNo próximo fim de semana, os j...No próximo fim de semana, os jogos de futebol realizam-se às 11h da manhãOS JOGOS AGENDADOS DE VÁRIAS COMPETIÇÕES PARA O FIM DE SEMANA DE 14 E 15 DE NOVEMBRO VÃO ACONTECER DURANTE A MANHÃmaisAlzheimer tirou-lhe as memória...Alzheimer tirou-lhe as memórias de bailarina, mas bastou ouvir esta música para se recordar da dançaO VÍDEO DE MARTA GONZÁLEZ, DOENTE DE ALZHEIMER, TORNOU-SE VIRAL E EMOCIONOU A INTERNETmaisQuem é Kamala Harris, a mulher...Quem é Kamala Harris, a mulher que fez História nos Estados Unidos?KAMALA HARRIS É A PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE MULHER DOS ESTADOS UNIDOSmais“Portugueses, ensinem-nos a ja...“Portugueses, ensinem-nos a jantar às 20h” pedem os espanhóis numa campanha publicitáriaUMA MARCA DE REFRIGERANTES LANÇOU UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA QUE PEDE AJUDA A VÁRIOS PAÍSES PARA MUDAR OS HÁBITOS DOS ESPANHÓIS AGORA COM RESTRIÇÕES DE HORÁRIOSmaisVacina contra a Covid-19 é “90...Vacina contra a Covid-19 é “90% eficaz”, diz a farmacêutica PfizerESTA ANÁLISE DIZ RESPEITO A UM PEQUENO NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS, MAS OS RESULTADOS NÃO DEIXAM DE SER ENCORAJADORESmaisO muro de Berlim foi derrubado...O muro de Berlim foi derrubado há 31 anos e o mundo mudouNA NOITE DE 9 DE NOVEMBRO DE 1989 O MURO DE BERLIM COMEÇOU A SER DERRUBADO DEPOIS DE 28 ANOS A SEPARAR DOIS “MUNDOS”mais
Top