O ano de 2020 é marcado pela pandemia de Covid-19, que chegou aos quatro cantos do mundo. Logo, não é de estranhar que a palavra deste ano esteja relacionada com aquilo que está a caracterizar este ano.


Por isso, a palavra mais pesquisada de todas não é Coronavírus nem Covid-19, mas é...



Confinamento! Uma das medidas restritivas adotada por vários Governos para limitar o contágio de Covid-19 entre a população foi, esta terça-feira, designada palavra do ano de 2020 pela HarperCollins.


A editora do dicionário de inglês Collins registou mais de 250 mil utilizações da palavra “confinamento” este ano. A par desta palavra, que foi pesquisada como “Lockdown”, outras nove palavras também fazem parte desta lista, tais como “Coronavírus, distanciamento social, autoisolamento e trabalhador [de serviço] essencial”.


“A língua é o reflexo do mundo que nos rodeia e 2020 foi dominado pela pandemia. Escolhemos 'confinamento' como palavra do ano porque resume a experiência partilhada por milhares de milhões de pessoas que tiveram de restringir a sua vida quotidiana para conter o vírus" lê-se num comunicado escrito pela consultora de conteúdos linguísticos da HarperCollins, Helen Newstead.


Para além das palavras relacionadas com a pandemia, a abreviatura “BLM” (Black Lives Matter) também figura nesta lista de palavras mais pesquisadas em 2020, lembrando assim um outro momento deste ano motivado pelo assassinato de George Floyd, no final de maio.


Mas, não se fica por aqui! A palavra “TikToker”, o nome que designa um utilizador assíduo da rede social Tik Tok, e “mukbang”, um fenómeno vindo da Coreia do Sul, que também já se vê em Portugal, em que as pessoas se filmam a comer ao mesmo tempo que interagem com os seguidores, também fazem parte desta lista.



Para terminar, “Megxit”, uma contração do nome de Meghan Markle e “Exit” (saída), que ilustra a saída dos ex-duques de Sussex da família real britânica, no início deste ano, fecha a lista de palavras mais pesquisadas deste ano.