Ser solteiro é sinónimo de liberdade? E estar casado é sinónimo de felicidade?

A ciência tem uma teoria e o calendário um dia - 11 de novembro - dedicado a todos os solteiros, em alguns países.




Um estudo indica que o casamento aumenta a probabilidade de sobreviver a um AVC e diminuiu o risco de o voltar a sofrer, além de reduzir também os níveis de stress. No entanto, ser solteiro pode também ter uma série de benefícios para a tua saúde física e mental.


Segundo Bella DePaulo, psicóloga da Universidade de Santa Bárbara, na Califórnia, os solteiros tendem a ter relações sociais mais fortes. Engana-se quem pensa que estar solteiro é meio caminho para se sentir sozinho.


Em 2015, as investigadoras Natalia Sarkisian e Naomi Gerstel decidiram explorar se ser solteiro ou casado influenciava as relações com a família, vizinhos e amigos, dentro da população americana. Os resultados mostraram que os solteiros tendiam a ter interações mais frequentes com estes grupos sociais, assim como uma maior probabilidade de procurar e oferecer ajuda – mais do que o grupo dos casados.

Ser solteiro aumenta as interações sociais de ambos homens e mulheres” referem as investigadoras no estudo. E as amizades ocupam o pódio na lista de coisas essenciais para se ser feliz. As pessoas que mantém contacto com 10 ou mais pessoas são significativamente mais felizes do que as que não o fazem, indica um estudo publicado no British Medical Journal.

Por outro lado, os solteiros tendem a ter mais tempo para se dedicarem a si próprios. Um questionário feito a mais de 13 mil pessoas com idades entre os 18 e os 64 anos permitiu concluir que os solteiros que nunca casaram praticavam exercício físico mais vezes por semana do que os casados ou divorciados.

Desta forma, as pessoas que não estão em relacionamentos tendem a aproveitar da melhor forma o tempo que passam sozinhos. “Estar sozinho pode ser essencial para nos conhecermos melhor a nós próprios” refere Amy Morin, psicoterapeuta.

Morin acredita que passar tempo sozinho pode ajudar as pessoas a serem mais produtivas e a terem níveis mais elevados de criatividade e intimidade.



Estes pontos mostram os benefícios de ser solteiro. Por outro lado, estar num relacionamento tem outras vantagens que os solteiros não usufruem. Os casados são felizes de outra forma, e podem ser ainda mais felizes do que os solteiros se souberem encontrar a fórmula certa. E seguindo a expressão “a felicidade só é real, quando é partilhada”.


Se os solteiros são mais felizes do que os casados? Depende da tua personalidade, da personalidade do teu/tua parceiro/a e da forma como encontras o equilíbrio na tua relação. Para ambos os estados civis, a felicidade dá trabalho, mas é possível.