A pandemia de Covid-19 obrigou pequenos e grandes negócios a reinventarem-se. O confinamento, que levou milhares de pessoas a resguardarem-se em casa, obrigou milhares de negócios mais tradicionais a mudarem-se para a Internet, onde, com apenas um clique, se encomenda, se vê ou se conhece algum produto.


Foi isso mesmo que várias pequenas livrarias espanholas fizeram durante os meses em que os espanhóis estiveram confinados em casa, a partir de março. Mais de 800 livrarias juntaram-se e lançaram uma plataforma online de venda de livros, para tentar que o negócio sobrevivesse de uma outra forma nesses tempos.


Numa primeira fase do projeto, o objetivo era a recomendação e a venda de livros ao público e ainda dar visibilidade a pequenas livrarias mas, rapidamente, evoluiu para combater grandes plataformas, como a Amazon.


O projeto “Todos Tus Libros” pretende travar a venda massiva e barata de vários livros dos quatro cantos do mundo nesta plataforma e tentar ajudar de uma outra forma as livrarias espanholas, dando-lhes assim um canal de venda digital.



Com esta plataforma, que vai ser lançada oficialmente a 13 de novembro, a data que assinala o Dia das Livrarias, em Espanha, o negócio de várias livrarias está assegurado mesmo que tenham de fechar as portas novamente devido a um novo confinamento.