Em Esposende, os pescadores vão usar redes biodegradáveis para reduzir plástico no oceano

AS REDES USADAS PELOS PESCADORES TÊM UM ELEVADO POTENCIAL DE PRODUZIR PESCA-FANTASMA, O QUE COLOCA EM RISCO A VIDA MARINHA E A NOSSA

Jéssica Santos


A quantidade de equipamentos de pesca perdidos nos oceanos aumentou substancialmente nas últimas décadas. As redes usadas pelos pescadores têm um elevado potencial de produzir pesca-fantasma - quando os equipamentos desenvolvidos para capturar animais marinhos são abandonados, descartados ou esquecidos no mar - o que coloca em risco não só a vida dos animais marinhos, mas também outras espécies não-alvo de pesca, como as aves.


Além disso, as redes que ficam perdidas no mar contribuem para a problemática do lixo marinho e para a introdução de materiais plásticos na cadeia alimentar.



Face a este problema, o Município de Esposende, a Empresa Municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente - Rio Neiva criaram um projeto-piloto, o E-Redes, que visa fornecer redes biodegradáveis aos pescadores locais.


Os problemas ecológicos e socioeconómicos causados pelo abandono dos equipamentos de pesca nos oceanos é uma preocupação constante e Esposende decidiu avançar com esta ideia.

Assim, a vida dos animais marinhos e não marinhos já não ficará em risco e contribuirá também para a redução do plástico nos oceanos e na cadeia alimentar. Uma problemática que também já nos afeta. Isto porque também já andamos a ingerir plástico. Em 2018, um grupo de cientistas encontrou, em média, num grupo de oito participantes de diferentes países, 20 partículas de microplásticos por cada 10 gramas de fezes.

Os investigadores estimam que “mais de 50% da população mundial possa ter microplásticos nas suas fezes.”

Prevê-se que, atualmente, 5% de todo o plástico produzido acabe no mar e estudos anteriores já tinham demonstrado a presença de plástico no intestino de peixes, na água da torneira e até em insetos voadores e pássaros. Também nos refrigerantes foram encontrados microplásticos.

E se nada fizermos para combater este problema e salvar a vida marinha e a nossa, teme-se que os riscos sejam maiores. A iniciativa dos pescadores de Esposende é, pois, de saudar.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Cristina Ferreira termina com ...Cristina Ferreira termina com programa de Fátima Lopes e coloca Goucha nas tardesCRISTINA FERREIRA PREPARA-SE PARA FAZER GRANDES MUDANÇAS NOS PROGRAMAS DAS MANHÃS E DAS TARDES DA TVImaisO casal que está a um passo de...O casal que está a um passo de revolucionar a ciência (e o mundo) com a vacina para a Covid-19UGUR SAHIN E ÖZLEM TURECI SÃO CASADOS, ESTUDARAM, VIVEM E TRABALHAM NA ALEMANHA E COMEÇARAM A INVESTIGAR UMA VACINA CONTRA A COVID-19 EM JANEIROmaisPorto cancela os festejos, con...Porto cancela os festejos, concertos e fogo de artifício de Natal e Passagem de AnoA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO ANUNCIOU NOVAS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO PARA EVITAR AJUNTAMENTOS DE PESSOAS EM CERTOS PONTOS DA CIDADEmaisO amor é maior do que qualquer...O amor é maior do que qualquer vírus: casal de idosos reencontra-se após um mês separadoTENTA NÃO CHORAR COM ESTE VÍDEO DO REENCONTRO DE UM CASAL QUE ESTEVE UM MÊS SEPARADO DEVIDO À COVID-19mais"O Mick Jagger, simpatiquíssim..."O Mick Jagger, simpatiquíssimo, disse-me "vocês foram a única "local band" que tocou connosco"RFM ESTEVE COM OS XUTOS NO LANÇAMENTO DA AUTOBIOGRAFIA "À MINHA MANEIRA" VOL.II 2000-2020maisMais de 800 livrarias unem-se ...Mais de 800 livrarias unem-se contra a Amazon e criam plataforma para vender livrosCENTENAS DE LIVRARIAS ESPANHOLAS JUNTARAM-SE NUMA NOVA PLATAFORMA PARA TRAVAR A VENDA MASSIVA E BARATA DA AMAZONmaisQuem são os mais felizes: os c...Quem são os mais felizes: os casados ou solteiros?A FELICIDADE DEPENDE DE INÚMEROS FATORES QUE PODES ATINGIR ESTANDO SOLTEIRO/A OU NÃO. HÁ PROVAS DE QUE OS SOLTEIROS SÃO MAIS FELIZES?maisLjubomir Stanisic revolta-se c...Ljubomir Stanisic revolta-se contra novas medidas: “Centenas de bocas ficarão por alimentar”LJUBOMIR STANISIC CONTESTOU AS NOVAS MEDIDAS RESTRITIVAS IMPOSTAS NOS 121 CONCELHOS DO PAÍS, QUE COLOCAM EM CAUSA A SOBREVIVÊNCIA DO SETORmaisÉ médica e Miss e deixou a cor...É médica e Miss e deixou a coroa para combater a CovidPOR CAUSA DA PANDEMIA, BHASHA MUKHERJEE É A MISS COM O REINADO MAIS LONGO DA HISTÓRIAmais
Top