As limitações à circulação para os próximos fins de semana vieram trocar as voltas a vários portugueses, que podiam ter já planos fora do seu concelho.


O Governo percebeu que, durante o recolher obrigatório entre a 13h e as 5h da manhã de sábado e domingo, os portugueses podem pensar em formas de não ficar em casa e, por isso, a possibilidade de fechar estradas e ferrovias está em cima da mesa.


Após a reunião da estrutura de monitorização do estado de emergência, esta terça-feira, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, afirmou que o Governo pondera a possibilidade de fechar algumas estradas ou linhas ferroviárias para que as pessoas não tenham como se deslocar entre concelhos.


E, no seu discurso, apelou às pessoas para se manterem em casa, em vez de “refletirem de forma criativa sobre as circunstâncias excecionais em que se pode circular”.



“É uma faculdade que se for necessário não deixará de ser usada” disse o ministro, em declarações aos jornalistas, avisando que a fiscalização policial pode vir a ser “mais intensa durante o período do fim de semana do que no período noturno”.


Mais uma vez, Eduardo Cabrita apelou à responsabilidade de cada um de nós, tendo garantido que as medidas de restrição impostas podem mesmo “diminuir significativamente o contágio”.


Assim, cabe mesmo a cada um de nós fazer aquilo que está ao nosso alcance para tentar travar este vírus. A par das medidas restritivas já impostas, o Conselho de Ministros reúne-se novamente esta quinta-feira para reavaliar a lista dos concelhos de risco elevado, pelo que podem sair alguns e entrar outros que passam a estar sujeitos a estas medidas.