A língua gestual não é universal e a que é falada em Portugal tem origem sueca

ESTE DOMINGO, 15 DE NOVEMBRO, CELEBRA-SE O DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Jéssica Santos


Além da Diretora Geral da Saúde, Graças Freitas, da ministra da Saúde, Marta Temido, e dos seus respetivos substitutos, há dois rostos que marcam também esta pandemia, através das conferências de imprensa diárias.


Todos os dias, Luís Oriola e Sofia Figueiredo entram em casa dos portugueses, pela televisão, para transmitir tudo sobre os novos dados da situação pandémica em Portugal. Falam para uma comunidade que não ouve, mas que lê através dos gestos.



Ao contrário do que muitos pensam, a língua gestual não é universal. E a que é usada em Portugal, por exemplo, foi importada há muitos anos da Suécia.


A Língua Gestual Portuguesa nasceu na primeira escola de surdos, existente na Casa Pia de Lisboa, em 1823, tendo tido como primeiro educador um sueco que trouxe o alfabeto manual.

Este apenas é utilizado quando existe a necessidade de se dizer o nome próprio de alguém, o nome de uma localidade ou uma palavra que não se conhece, pois, regra geral, na comunicação, os surdos não sentem grande necessidade de recorrer ao alfabeto manual, uma vez que os conceitos têm todos gestos correspondentes.

Ainda que o vocabulário da Língua Gestual Portuguesa e da Língua Gestual Sueca seja diferente, o alfabeto das duas línguas revela a sua origem comum.

Aprender língua gestual é como aprender uma língua nova. Cada país tem a sua, e evolui à medida do tempo. Em Portugal, como noutros países, nota-se ainda a existência de diversos regionalismos. Há em todo o mundo diversas línguas gestuais: a ASL (American Sign Language), a BSL (British Sign Language), a LIBRAS (Língua de sinais Brasileira), entre outras. E nenhuma delas nasce da língua oral do seu país, mas antes da história da comunidade surda que a utiliza.

A língua gestual é a língua da inclusão, da proximidade e do amor. Quebrou barreiras na comunicação e permitiu dar palco e expressão a uma comunidade que, ainda hoje, enfrenta, todos os dias, vários obstáculos.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Mulher soldado e sargento emoc...Mulher soldado e sargento emocionam milhões de portugueses ao cantar “Amor a Portugal”A ORQUESTRA LIGEIRA DO EXÉRCITO PARTILHOU UM VÍDEO QUE ENCANTOU E EMOCIONOU MILHÕES DE PORTUGUESES E QUE, ATUALMENTE, NUNCA FEZ TANTO SENTIDOmaisChef Kiko resolve e aproveita ...Chef Kiko resolve e aproveita castanhasESTA É A RECEITA DO CHEF KIKO PARA FAZER PÃO DE CASTANHASmaisPortugal regista novo recorde:...Portugal regista novo recorde: 6.653 infetados e 69 mortosHÁ MAIS 3.693 RECUPERADOS, SUBINDO PARA 117.382 O NÚMERO DE PESSOAS QUE, ATUALMENTE, CONSEGUIRAM RECUPERAR DA DOENÇAmaisConcursos de TV com chamadas d...Concursos de TV com chamadas de valor acrescentado podem acabar em breveA PROVEDORA DA JUSTIÇA PEDIU AO GOVERNO PARA TERMINAR COM OS CONCURSOS DE TELEVISÃO QUE TENHAM CHAMADAS TELEFÓNICAS DE VALOR ACRESCENTADOmaisUm dos 20 melhores bateristas ...Um dos 20 melhores bateristas no Drumhead Festival é português!O ÉPICO DRUMHEAD FESTIVAL VAI REUNIR, EM 2 DIAS, 20 DOS MELHORES BATERISTAS DO MUNDO E UM DELES É PORTUGUÊSmaisNova Zelândia já vivia como se...Nova Zelândia já vivia como se não houvesse pandemia, mas teve de recuar após 1 novo caso de Covid-19COM UMA POPULAÇÃO DE 5 MILHÕES, A NOVA ZELÂNDIA REGISTOU, DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, APENAS 1639 CASOS DE COVID-19 E 25 MORTESmaisEste cavalo é um dos mais caro...Este cavalo é um dos mais caros do mundo e vale mais do que Ronaldo e Messi juntosTEM 22 ANOS E É UM DOS NOMES MAIS RECONHECIDOS E RESPEITADOS EM IMPORTANTES PROVAS E COMPETIÇÕES DE CAVALOSmaisJuntos lutaram, assim, até ao ...Juntos lutaram, assim, até ao fim contra a Covid-19ESTE CASAL DE IDOSOS DEU ENTRADA NO HOSPITAL PEDRO HISPANO, AMBOS INFETADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS, COM 24 HORAS DE DIFERENÇA. PARTIRAM TAMBÉM COM A MESMA DIFERENÇA DE TEMPOmaisAntónio Costa anuncia que o co...António Costa anuncia que o comércio só poderá funcionar entre as 8h e as 13hO PRIMEIRO-MINISTRO FALOU AO PAÍS SOBRE A SITUAÇÃO PANDÉMICA E ATUALIZOU A LISTA DE CONCELHOS COM RISCO DE TRANSMISSÃO DE COVID-19mais
Top