Se estacionares o carro na Trofa, não te preocupes se não levas moedas para o parquímetro. Até ao final deste ano – 31 de dezembro – os parquímetros vão estar desligados.


A iniciativa, que entra em vigor esta segunda-feira, é da Câmara de Trofa que pretende sobretudo apoiar o comércio local. Os clientes poderão, assim, visitar as lojas da cidade e fazer as compras de Natal sem a preocupação de ultrapassar a hora do estacionamento.



Outra das medidas avançadas pela autarquia para apoiar as famílias e as empresas de Trofa, neste contexto pandémico, é a diminuição dos impostos municipais durante o próximo ano.


O presidente da Câmara, Sérgio Humberto, anunciou que todos os agregados familiares com 1, 2, 3 ou mais dependentes poderão usufruir da taxa reduzida do IMI Familiar. Para as pequenas e médias empresas, com volume de negócios inferior a 150 mil euros, a taxa de derrama vai baixar 50%.


As autarquias, um pouco por todo o país, têm tomado algumas iniciativas de forma a facilitar a vida das pessoas e apoiar os pequenos negócios, neste ano desafiante e imprevisível. Por exemplo, as Câmaras de Matosinhos e do Fundão pagaram as entregas de take-away dos restaurantes neste primeiro fim de semana de recolhimento obrigatório - a medida continua em vigor no próximo.