Bola de fogo a grande velocidade é avistada nos céus de Portugal

UM PROJETO CIENTÍFICO ESPANHOL OBSERVOU UMA BOLA DE FOGO A GRANDE VELOCIDADE NO SUL DE ESPANHA E DE PORTUGAL

Madalena Costa


Os céus desta última noite, a sul de Portugal, ficaram marcados por uma luz intensa. Na madrugada do dia 16 de novembro, foi avistada uma bola de fogo a grande velocidade, em que a luz, provocada por um meteorito, se extinguiu rapidamente nos céus.



Tudo começou quando uma rocha de um asteroide entrou na atmosfera terrestre e, devido à sua grande luminosidade, foi avistada no sul e centro de Espanha. O fenómeno conseguiu também ser visto nos céus de Portugal, quando a colisão com a atmosfera, a mais de 227 mil quilómetros por hora, tornou a rocha incandescente, gerando assim uma grande bola de fogo.


Pouco depois, a rocha que começou a uma altitude de cerca de 132 quilómetros a oeste da Andaluzia extinguiu-se a uma altitude de 60 quilómetros acima do Sul do nosso país.



O brilho causado pela explosão foi tão enorme que a noite se converteu em dia” disse o astrofísico que observou o fenómeno à Rádio Observador.


O acontecimento foi observado pelos sensores do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), dos observatórios astronómicos de Calar Alto (Almeria), Sevilha e La Hita (Toledo), sendo que os registos mostram que o fenómeno aconteceu por volta das 3h49 da manhã desta segunda-feira.


Ao fim de poucos minutos, a bola de fogo destruiu-se perto do distrito de Évora mas, segundo o astrofísico que observou o fenómeno, foi possível observá-la do Porto.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Frederico Varandas volta ao Ex...Frederico Varandas volta ao Exército para ajudar na luta contra a Covid-19FREDERICO VARANDAS VAI CONCILIAR AS FUNÇÕES DE MÉDICO COM AS DE PRESIDENTE DO SPORTINGmaisEx-mulher de Phil Collins acus...Ex-mulher de Phil Collins acusa-o de não tomar banhoNO ÂMBITO DE UM PROCESSO JUDICIAL, A EX-MULHER DE PHIL COLLINS PROFERIU VÁRIAS ACUSAÇÕES INSÓLITAS QUE ESTÃO A DAR QUE FALARmaisVem aí um novo “Sozinho em Casa”Vem aí um novo “Sozinho em Casa”A DISNEY QUER FAZER UMA NOVA VERSÃO DE “SOZINHO EM CASA”maisFilomena Cautela defende Ljubo...Filomena Cautela defende Ljubomir Stanisic: “Mais português do que grande parte dos portugueses”O CONHECIDO CHEF PARTICIPOU NAS MANIFESTAÇÕES CONTRA AS MEDIDAS RESTRITIVAS IMPOSTAS PELO GOVERNO E ESTÁ A SER ALVO DE GRANDES CRÍTICASmaisVídeo passado em 2070 sobre o ...Vídeo passado em 2070 sobre o “corona-ano” de 2020 está a dar que falarTRATA-SE DE UMA CAMPANHA ALEMÃ COM O OBJETIVO DE MANTER OS JOVENS DENTRO DE CASA, A HISTÓRIA PASSA-SE EM 2070 E ESTÁ “MEXER” NAS REDES SOCIAISmaisTrofa desliga parquímetros e r...Trofa desliga parquímetros e reduz o IMI para ajudar famílias e comércio localESTAS SÃO ALGUMAS DAS MEDIDAS DA CÂMARA MUNICIPAL PARA AJUDAR AS FAMÍLIAS E O COMÉRCIO LOCALmaisA Gala Superbrands acontece on...A Gala Superbrands acontece online e está mais perto de ti do que nuncaA GALA SUPERBRANDS VAI PREMIAR E RECONHECER AS MARCAS DISTINGUIDAS NUMA CERIMÓNIA QUE, ESTE ANO, ACONTECE ONLINE E ABERTA AO PÚBLCIOmaisJá está escolhido! “Listen” é ...Já está escolhido! “Listen” é o candidato português aos Óscares 2021"LISTEN" VENCEU SEIS PRÉMIOS NO FESTIVAL DE VENEZA E O PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI DA COMPETIÇÃOmaisPode não haver Missa do Galo p...Pode não haver Missa do Galo presencial, este NatalA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA ASSUME QUE A MISSA DO GALO PODE NÃO ACONTECER, ESTE ANO, MAS AINDA É CEDO PARA TOMAR UMA DECISÃOmais
Top