Este ano o Natal é diferente, um pouco por todo o mundo. Mas nem todas as mudanças têm de ser necessariamente más. Há autarquias que arranjaram alternativas para apoiar a população nesta época festiva.


Em Vila Nova de Gaia, as ruas vão estar iluminadas com as luzes de Natal, para trazer a magia à cidade, mas não haverá a habitual praça de Natal, com a rampa de gelo, pista de gelo, roda gigante, carrossel e casa do Pai Natal. Em contrapartida, a Câmara decidiu antes entregar vouchers a gastar no comércio local. E o que sobrar da verba atribuída ao Natal será para apoiar as instituições de solidariedade social.



Não vamos ter praça de Natal, nem roda gigante, nem pista de gelo, mas precisamos de um sinal de esperança. Teremos um `camião parada` a percorrer todas as escolas do concelho com o Pai Natal para dar prendinhas às crianças. Já cada funcionário do Município, em vez de receber o tradicional cabaz de Natal, terá um `voucher` de 30 euros para utilização no comércio tradicional de Gaia”, revelou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Lusa.


Os vouchers serão distribuídos a mais de dois mil funcionários camarários, num total a rondar os 100 mil euros de investimento. Já o camião vai passar por 105 escolas básicas, num total de 15 mil alunos.

Quanto ao dia em que serão ligadas as luzes de Natal, esse permanece em segredo, ainda. “As luzes serão ligadas no início de dezembro em dia e hora que não será revelada para evitar ajuntamentos.

O Natal de 2020 poderá ser tudo aquilo que não imaginavas, mas será mais solidário do que nunca.