"Teremos sempre Constantinopla", diz o José Coimbra

CRÓNICA SOBRE PESSOAS QUE NÃO TEMOS TEMPO PARA OUVIR

JOSÉ COIMBRA


Teremos sempre Constantinopla

Uma vez fui ao jardim com o meu avô. É uma rara memória que tenho dele. Falou-me de Constantinopla.

Quando crescemos, os velhos têm conversas que parecem não fazer sentido. Eu era demasiado novo para julgá-lo e ouvi com atenção o que tinha para me dizer.

Não sei por que me falou de Constantinopla, mas pelo menos não estranhei quando a capital do império Romano e Bizantino voltou a aparecer-me à frente num livro de história do secundário.

Não tenho memórias dos meus avós. Vejo os velhos aqui do bairro e penso que histórias ainda contarão, entre os seus frascos vazios, a pessoas sem tempo para ouvir.

Há quem olhe para os velhos como crianças. E, de uma certa forma, tal como os miúdos, os velhos reclamam atenção quando falam sobre assuntos sem fim.

Este Natal, a RFM e o Lidl estão juntos para apoiar instituições e startups ligadas ao envelhecimento saudável.

José Coimbra


Crónica publicada no jornal Destak de 19 de Novembro 2020

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Profissionais de saúde agradec...Profissionais de saúde agradecem o contributo dos portugueses na luta contra a Covid-19VÁRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE AGRADECEM OS ESFORÇOS DEMONSTRADOS PARA TRAVAR A PANDEMIA NO NOSSO PAÍS ATRAVÉS DE UM VÍDEO PUBLICADO NAS REDES SOCIAISmaisVem aí um novo “Sozinho em Casa”Vem aí um novo “Sozinho em Casa”A DISNEY QUER FAZER UMA NOVA VERSÃO DE “SOZINHO EM CASA”maisEx-mulher de Phil Collins acus...Ex-mulher de Phil Collins acusa-o de não tomar banhoNO ÂMBITO DE UM PROCESSO JUDICIAL, A EX-MULHER DE PHIL COLLINS PROFERIU VÁRIAS ACUSAÇÕES INSÓLITAS QUE ESTÃO A DAR QUE FALARmaisVídeo passado em 2070 sobre o ...Vídeo passado em 2070 sobre o “corona-ano” de 2020 está a dar que falarTRATA-SE DE UMA CAMPANHA ALEMÃ COM O OBJETIVO DE MANTER OS JOVENS DENTRO DE CASA, A HISTÓRIA PASSA-SE EM 2070 E ESTÁ “MEXER” NAS REDES SOCIAISmaisJá está escolhido! “Listen” é ...Já está escolhido! “Listen” é o candidato português aos Óscares 2021"LISTEN" VENCEU SEIS PRÉMIOS NO FESTIVAL DE VENEZA E O PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI DA COMPETIÇÃOmaisPode não haver Missa do Galo p...Pode não haver Missa do Galo presencial, este NatalA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA ASSUME QUE A MISSA DO GALO PODE NÃO ACONTECER, ESTE ANO, MAS AINDA É CEDO PARA TOMAR UMA DECISÃOmaisPara ganharem o mesmo que os h...Para ganharem o mesmo que os homens, as mulheres portuguesas têm de trabalhar mais dois mesesE AGORA COM A PANDEMIA, A DISPARIDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES PODERÁ VIR A AUMENTARmaisPrematuros: grandes guerreiros...Prematuros: grandes guerreiros sem peso nem tamanhomais“Mais Ajuda” dá 150 mil euros ...“Mais Ajuda” dá 150 mil euros para respostas inovadoras a problemas sociais com o Lidl e a RFMSÃO ESTAS AS 6 ENTIDADES VENCEDORAS SELECIONADAS PELO PROGRAMA “MAIS AJUDA” COM O LIDL E A RFMmais
Top