Neste estranho e diferente ano de 2020, e sobretudo a poucas semanas do Natal, os portugueses precisam de luz, ânimo, alegria, amor e do calor desta quadra natalícia.


Por isso, a Junta de Freguesia de Benfica lançou um desafio aos seus habitantes para que este bairro seja o mais iluminado do país.



À semelhança das bandeiras que coloriram e destacaram as janelas portuguesas durante o Euro 2004, a autarquia de Benfica pede iluminações e decorações natalícias nas fachadas de casas, nas janelas, nas varandas, nas lojas e até nas escolas. O desafio e o convite para se juntaram à iniciativa #natalnobairro é lançado a todos os moradores, comerciantes, associações e clubes, entre outros da freguesia de Benfica.


Parece que está na hora de ir ao sótão ou aos armários de arrumação buscar as tais decorações, já que o convite é lançado até 30 de novembro, altura em que as luzes de Benfica se acendem. Por isso, os moradores que quiserem ser parte ativa do #natalnobairro têm de se apressar até lá!


A par desta iniciativa, a Junta de Freguesia de Benfica tem ainda uma outra. A 6.ª edição do Concurso de Montras de Natal de Benfica pretende dinamizar o comércio tradicional na freguesia e os comerciantes interessados devem inscrever-se até 30 de novembro. Os inscritos vão receber uma árvore de Natal ecológica e reciclável, para decorarem e iluminarem a seu gosto e para integrarem na decoração da montra a concurso. Os vencedores vão ser escolhidos por um júri e por votação do público e são divulgados a 5 de Janeiro de 2021.


Mas, não é só! A freguesia apostou novamente no Concurso Gastronómico “Benfica à Mesa 2020 – Edição Natal”, que se destina a todos os estabelecimentos de restauração e bebidas locais. As iguarias de cada estabelecimento são avaliadas também por um júri e por votação do público entre 1 e 19 de dezembro.


Que as luzes, as cores da árvore de Natal, o presépio, as iguarias e o calor que se sente nesta época tragam luz, paz e esperança – tão necessários neste ano difícil e desafiante.