Joe Biden: uma vida com muitos fins, princípios e a concretização do sonho aos 77 anos

JOE BIDEN PASSOU PELA MORTE DA PRIMEIRA MULHER E DE DOIS FILHOS. PELO MEIO NÃO DESISTIU DOS SEUS SONHOS E CONCRETIZOU UM ESTE ANO: A PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Jéssica Santos


Aos 29 anos, Joe Biden perdeu a mulher e a filha, num acidente de carro, a 18 de dezembro de 1972. Desde então que não vai trabalhar nesse dia como forma de luto e homenagem.


Durante 35 anos, enquanto foi senador, fez todos os dias uma hora e meia de comboio entre Delaware – onde vivia – e Washington, para poder acompanhar o crescimento dos outros dois filhos.

Em 2015, o seu filho mais velho, Beau Biden, com 46 anos, não resistiu a um tumor no cérebro. Nesse ano, Joe Biden decidiu adiar o sonho da Casa Branca e não avançar para a corrida à nomeação democrata contra Hillary Clinton, para poupar a família que atravessava um momento de dor profunda.


Quem é e o que fez Joe Biden, o atual Presidente dos Estados Unidos, que completa esta sexta-feira, 20 de novembro, 78 anos


Joseph Robinette Biden nasceu em Scranton, na Pensilvânia, a 20 de novembro de 1942 e é o mais velho de quatro irmãos. O seu pai era vendedor de carros e a mãe professora. Aos dez anos mudou-se com a família para New Castle county, no Delaware.

Licenciou-se em História e Ciência Política pela Universidade do Delaware, em 1965, e mais tarde entrou para a Syracuse University Law School, em Nova Iorque, onde recebeu o diploma em Direito, em 1968.

Durante umas férias, nas Bahamas, Joe Biden conheceu Neilia Hunter, a sua primeira mulher, com quem viria a casar em 1966, quando ainda estudava na universidade. Tiveram três filhos: Beau, Hunter e Naomi.



Depois de terminar os estudos, regressou ao Delaware, onde exerceu advocacia até 1970, ano em que começou o seu percurso na política. Em 1972, com apenas 29 anos, foi eleito para o Senado dos Estados Unidos, tornando-se um dos senadores mais novos na história norte-americana. Mas esse viria a ser um ano duro e trágico para Joe Biden. A 18 de dezembro, a mulher foi com os filhos comprar uma árvore de Natal e no caminho de regresso a casa o seu carro chocou contra um camião. Neilia e a filha mais nova morreram e os dois filhos, Beau e Hunter, que também seguiam no carro, ficaram gravemente feridos.


Sozinho e com dois filhos para criar, Joe Biden ponderou desistir da carreira política para se dedicar à família, mas os responsáveis do Partido Democrata não o deixaram desistir e convenceram-no a ficar no cargo para o qual tinha sido eleito seis semanas antes da tragédia.

Desde então, foi reeleito seis vezes pelo estado do Delaware e dedicou-se às relações internacionais, à justiça criminal e a políticas antidroga.

Em 1988, após vencer um aneurisma cerebral, candidatou-se pela primeira vez à Casa Branca, mas acabou por desistir, após ser acusado de plagiar o então líder dos trabalhistas britânicos, Neil Kinnock.

Viveu a Guerra do Iraque de forma muito pessoal. O seu filho mais velho, Beau, tenente da Guarda Nacional, alistou-se, em 2008, no exército e cumpriu serviço militar durante um ano no Iraque, tendo regressado aos Estados Unidos em 2009.



Em 2010, Beau deu entrada no hospital com fortes dores de cabeça. O diagnóstico veio três anos depois: tumor no cérebro, do qual viria a morrer em 2015, aos 46 anos. Mais um momento de perda e de dor com que Joe Biden teve de lidar.


No meio destes momentos duros e desafiantes, Joe Biden reencontrou o amor ao lado de Jill Jacobs, professora de profissão, com quem casou, em 1977, e teve uma filha, Ashley Biden. Jill Jacobs já fez saber que não quer deixar as salas de aula, tornando-se, assim, na primeira primeira-dama a manter o seu emprego. O mesmo aconteceu enquanto o marido foi vice-presidente de Barack Obama, entre 2008 e 2012.



Em 2008, Barack Obama escolheu-o para seu candidato à vice-presidência dos EUA e, durante quatro anos, desenvolveram uma grande amizade.



Nestas presidenciais, Joe Biden contou com o apoio de Obama: "A presidência não muda a forma como somos, revela aquilo que somos. Biden depressa aprendeu a tratar todos com respeito, e é amigo da gente trabalhadora. Com Joe e Kamala (Harris, a sua vice-presidente) no leme, não vão ter de ficar a pensar nas loucuras que eles dizem diariamente. Vão poder viver as vossas vidas sabendo que o presidente não vai retuitar teorias da conspiração sobre tramas secretas que lideram o mundo".


Foram anos de luta, superação e resiliência e, aos 77 anos, Joe Biden concretizou o seu sonho e é presidente dos Estados Unidos. E fez história ao tornar-se no mais velho presidente de sempre daquele país e por ser o candidato a conseguir mais votos na história das eleições presidenciais norte-americanas.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
A vindima terminou e Biden é o...A vindima terminou e Biden é o novo presidente dos Estados Unidos“ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS É VINDIMA” FOI UMA EXPRESSÃO QUE VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS, DEPOIS DE TRUMP DECLARAR VITÓRIA, QUANDO AINDA FALTAVAM APURAR MILHÕES DE VOTOSmaisQuem é Van Jones, o comentador...Quem é Van Jones, o comentador da CNN que chorou com a vitória de Joe Biden?VAN JONES É ADVOGADO E FOI ANTIGO CONSELHEIRO DE BARACK OBAMA NA CASA BRANCAmaisCongresso do PCP vai acontecer...Congresso do PCP vai acontecer sem convidados e sem mesasA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DO PCP, NO FINAL DE NOVEMBRO, OBRIGA À IMPOSIÇÃO DE VÁRIAS REGRAS E MEDIDAS FACE À PANDEMIA QUE SE VIVE NO PAÍSmaisBenfica quer ser o bairro mais...Benfica quer ser o bairro mais iluminado e decorado do paísA FREGUESIA DE BENFICA PEDE LUZES E DECORAÇÕES NATALÍCIAS NAS VARANDAS, JANELAS E FACHADAS DE CASAS, LOJAS E ESCOLASmaisGoverno pode fechar algumas un...Governo pode fechar algumas universidades e supermercados no novo estado de emergênciaO GOVERNO REÚNE-SE AMANHÃ, SÁBADO, PARA DISCUTIR AS NOVAS MEDIDAS DESTE NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIAmaisMiguel Oliveira é surpreendido...Miguel Oliveira é surpreendido por motards que o acompanham até PortimãoDEZENAS DE MOTARDS SURPREENDERAM MIGUEL OLIVEIRA E ACOMPANHARAM-NO ATÉ AO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVEmaisPaul McCartney e Taylor Swift ...Paul McCartney e Taylor Swift – o dueto que a pandemia adiou!PAUL MCCARTNEY E TAYLOR SWIFT ENTREVISTARAM-SE UM AO OUTRO PARA A “ROLLING STONE”. VÊ AQUI DO QUE É QUE FALARAMmaisEste é o homem mais sexy do mu...Este é o homem mais sexy do mundo de 2020A REVISTA PEOPLE DISTINGUE ANUALMENTE OS HOMENS MAIS SEXY DO MUNDO E, EM 2020, O ESCOLHIDO É MICHAEL B. JORDANmaisMiguel Oliveira corre na Ponte...Miguel Oliveira corre na Ponte 25 de Abril para cumprir um sonhoOS SONHOS COMANDAM A VIDA E MIGUEL OLIVEIRA CUMPRIU UM DOS SEUS NA PONTE 25 DE ABRILmais
Top