Há quem não consiga sair de casa sem lavar aquilo que se vai acumulando no lava-louças, mas há também quem dispense estabelecer uma relação com esta tarefa doméstica.


Para muitos, lavar a louça é uma terapia, que pode fazer com que se esqueça por momentos o dia de trabalho, enquanto, para outros, essa tarefa é facilmente “chutada para canto”. Mas, sabias que a forma como lavas a louça e encaras esta tarefa doméstica diz muito sobre ti?


Ora vejamos... Um pequeno inquérito desenvolvido por uma psicóloga canadiense deu conta de que os hábitos de limpeza estão relacionados com a personalidade de cada um de nós. Assim, na hora de lavar a louça, há sempre quem se mostre pronto ou quem chame por ajuda, e é isso mesmo que está relacionado com a forma como somos e como nos comportamos.


- Conscientes


Aquelas pessoas que são logo as primeiras a levantarem-se ou a chegar ao lava-louças são, por norma, mais conscientes sobre o ambiente que as rodeia, logo dispensam ter demasiada louça acumulada na cozinha. Mas, não quer isto dizer que se gosta muito de a lavar.



Para muitas mulheres e homens, a louça é para lavar no momento em que se suja e isso pode levar também a momentos de frustração ou stress. Por isso, a psicóloga canadiense Nicole McCance recomenda a criação de um horário ou de uma escala para os diferentes membros da família desempenharem esta tarefa ou então pedir ajuda ao parceiro ou outra pessoa com o qual se viva para conversar ao mesmo tempo que se despacha a lavagem da louça.


- Extrovertidos


As pessoas que, habitualmente, “falam pelos cotovelos” e não dispensam uma boa companhia também o são no momento de lavar a louça. Estas pessoas gostam de interagir com os outros e, por isso, desempenham melhor esta tarefa se estiverem a partilhá-la com alguém ou a conversarem ao mesmo tempo.



Em equipa, lavar a louça pode tornar-se muito mais fácil e rápido, estabelecendo que uma pessoa lava, a outra seca e arruma-a no sítio certo.


- Muito, muito focados


És daquelas pessoas que não consegue sair de casa sem lavar aquele prato ou copo do pequeno-almoço? Ou odeias chegar a casa e deparares-te com um lava-louças cheio de pratos por lavar? Por oposição àqueles que viveriam bem com tachos e panelas por lavar durante longas semanas, fazes parte do grupo de pessoas que trabalha para ter a cozinha num “brinquinho”.



Para além disso, lavar a louça é provavelmente uma das tarefas domésticas que mais acalma e relaxa estas pessoas. Por isso, se és assim, não a deixes de fazer e tenta contagiar alguém com esse espírito.


A verdade é que o lava-louças é, para uns, um pesadelo e, para outros, uma terapia. No dia do lava-louças, assinalado a 27 de novembro, dá uma chance ao teu, caso andes a adiar limpá-lo, ou dá-lhe um dia de folga, se for o caso de não o largares. O importante é que tanto para uns como para outros, o lava-louças é uma bela ajuda na cozinha, tal como a tão amada máquina de lavar!