Com a azáfama do dia a dia, não conseguimos contemplar a beleza do nosso país. Por vezes, esquecemo-nos que vivemos num país lindíssimo e só nos “cai a ficha” quando viajamos, ou quando conhecemos estrangeiros que visitaram Portugal.


Temos de tudo: mar, praia, sol, frio (que para uns é muito, para outros é quase nada) e neve. Há muitos viajantes que partilham desta certeza: “quanto mais viajo, mais gosto de Portugal.”

Podemos ser suspeitos ao dizer isto, mas o site InterNations fez um ranking, “Expat City Ranking 2020”, e colocou Lisboa como a terceira melhor cidade do mundo para os estrangeiros viverem. À frente ficaram as cidades Alicante (2º) e Valência (1º).



Mais de 15.000 expatriados participaram nesta pesquisa e avaliaram 66 cidades do mundo tendo em conta as seguintes categorias: Qualidade de Vida Urbana, Acomodação, Vida Profissional, Finanças e Habitação e Custo de Vida Local.


Lisboa ficou em 3º lugar na acomodação, 4º lugar na qualidade de vida urbana e em 6º lugar no custo de vida local. A capital tem uma avaliação menos positiva nas categorias "vida profissional urbana" (23º lugar) e "finanças e habitação" (27º), encontrando-se, ainda assim, na primeira metade do ranking.

A maioria dos estrangeiros disse sentir-se em casa em Lisboa (82%), e 79% referem estar felizes com a vida social na capital.

Os estrangeiros a viver em Lisboa estão satisfeitos com a sua situação profissional (79% contra 65% na média das outras cidades), mas 37% dizem ter dificuldades em encontrar uma casa, um valor superior ao verificado na média das outras metrópoles analisadas.

Nem só de Lisboa se faz Portugal, mas o reconhecimento do valor da nossa capital é sempre um bom motivo para nos encher de orgulho.