Há de vários sabores, formas e feitios. Para uns, é uma perdição, seja ele de leite, negro, branco, com amêndoas ou avelãs, e, para outros, é um doce que lhes aconchega a alma e, em tempos, o chocolate já foi considerado um remédio! Adivinhamos que já tenhas acertado que falamos do chocolate!


No Dia dos Chocolates, assinalado a 29 de novembro, podes celebrar com aquele de que mais gostares porque, na verdade, o chocolate é o melhor remédio, não é assim?



Mas, visto que existem tantos tipos de chocolates e até sabores, não queremos diferenciar uns dos outros. Por isso, damos-te a conhecer os benefícios daquilo que compõe a maioria dos chocolates – o cacau – e também daquela bebida que te aquece nos dias mais frios.


O tempo mais frio que já se faz sentir pede uma bebida quente para te aquecer o corpo e a alma. Entre muitas opções, não há nada melhor do que um delicioso e quentinho chocolate quente.


Mas, enganam-se aqueles que acham que o chocolate quente serve apenas para te sentires mais quente e também para te adoçar a boca. As propriedades presentes num bom chocolate quente podem contribuir para um melhor funcionamento da atividade do teu cérebro e até para um aumento da tua energia.



Um estudo publicado no jornal académico Scientific Reports revela que o cacau, que é composto por flavonoides, entre outros nutrientes, melhora os níveis de oxigénio no cérebro e está também ligado a vários benefícios para o sistema cognitivo.


Os investigadores deste estudo, nomeadamente da Universidade de Birmingham e da Universidade de Illinois, observaram a forma como 18 homens conseguiram resultados diferentes, depois de uns terem ingerido uma bebida com cacau rica em flavonoides e outros uma sem flavonoides. Depois disto, os participantes realizaram alguns testes cognitivos e os resultados deram conta de que aqueles que beberam a bebida rica em flavonoides tiveram um desempenho significativamente melhor.


Para além disto, o estudo chegou também à conclusão de que os participantes que beberam a tal bebida enriquecida em flavonoides demonstraram melhores níveis de oxigénio no cérebro.


Também um outro estudo, realizado em 2017, dá conta de que o cacau rico em flavonoides está ligado à melhoria do fluxo sanguíneo e veio a descobrir-se ainda que este beneficia a memória, a atenção e o desempenho metal geral.


Por isso, há cada vez mais motivos para consumires, com moderação, chocolate, seja ele em tablete, derretido, em bombons ou até líquido! Na verdade, esta é a desculpa ideal que há tanto procuravas, sobretudo, com a chegada do Natal, em que há chocolates para todos os gostos.


Só não nos responsabilizamos por quaisquer danos causados! 😇