Num ano tão diferente para o turismo do nosso país, em que também ele foi afetado pela pandemia de Covid-19, Portugal brilhou nos World Travel Awards, mais conhecidos como os Óscares do Turismo.


O nosso país viu, esta sexta-feira, a Madeira, Lisboa e Algarve vencerem as categorias de melhor destino insular, melhor “city break” e melhor destino de praia, respetivamente.


“A Madeira continua a ser o melhor destino insular do mundo, na edição de 2020 dos World Travel Awards, que distinguiu também Lisboa como melhor destino ‘city break’ do mundo e o Algarve, como o melhor destino de praia do mundo” lê-se numa nota do Ministério da Economia.


No que toca a Lisboa, a nossa capital arrecadou, mais uma vez, este prémio, numa edição que foi a mais votada de sempre dos World Travel Awards e num ano em que o turismo enfrentou tantas dificuldades e reuniu inúmeros esforços.


“Esta é uma excelente notícia num ano tão catastrófico. Representa o reconhecimento mundial e contínuo da qualidade e diversidade da oferta turística de Lisboa e será, certamente, uma referência para os turistas estrangeiros assim que começarem a planear as suas viagens” reagiu Paula Oliveira, diretora-executiva do Associação Turismo de Lisboa.



Já o Algarve, a região portuguesa venceu, pela primeira vez, o galardão de “Melhor Destino de Praia do Mundo”, tendo reunido a preferência de vários líderes da indústria de turismo e viagens de todo o mundo. A oferta turística e a beleza do nosso Algarve conquistaram esta edição dos World Travel Awards, que concorreu, lado a lado, com outros destinos de praia mundialmente conhecidos, como as Maldivas, Tailândia, Jamaica, Cancún (México), Miami Beach (EUA) ou Peloponeso (Grécia), entre outros.


“Receber esta distinção é, este ano, mais importante do que nunca, uma vez que, assim que os índices de confiança para viajar começarem a aumentar, os turistas vão querer optar pelos destinos que lhes oferecem as melhores garantias. A marca World Travel Awards é já um selo de prestígio e de qualidade reconhecido a nível global, pelo que estes prémios vêm conferir ao Algarve um valor acrescentado inestimável” explicou João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.



Os World Travel Awards, que são atribuídos anualmente, desde 1993, premiaram novamente a Madeira como o melhor destino insular do mundo, mas não só. Este foi o sexto ano consecutivo que a Madeira recebe esta distinção internacional, no mesmo mês em que recebeu também o galardão de melhor destino insular da Europa.



Para além destes prémios, Portugal recebeu ainda mais 11 galardões em várias outras categorias.


Com estes galardões, que tanto nos enchem de orgulho, esta é a prova de que Portugal é “um país seguro, pronto para a todos receber, quando assim for possível”.