Anos atípicos, levam a escolhas atípicas. Ninguém vai esquecer 2020 - isso é uma certeza - nem o tutorial da DGS sobre como lavar bem as mãos para travar a propagação da Covid-19.

Isto porque é o vídeo mais popular do Youtube em Portugal.



Aquele que é à partida um vídeo simples, conta com mais de um milhão de visualizações. E ser o vídeo mais popular não tem em conta apenas este número. Todos os anos o Youtube analisa os mais populares baseando-se em critérios como a quantidade de gostos, comentários, interações e visualizações.

Este vídeo da DGS ultrapassou assim, em apenas 56 segundos, vários vídeos de criadores portugueses bem conhecidos do Youtube, como Wuant, Windoh, D4rkFrame e Mafalda Creative.

Em segundo lugar, nos vídeos mais populares em Portugal, está o do youtuber brasileiro Filipe Neto a falar sobre o jogo Minecraft durante a quarentena.



Em terceiro, está a participação do youtuber Windoh no programa da SIC, “A Máscara”.



Num ano normal, nunca ninguém imaginaria que um vídeo sobre a lavagem de mãos alcançasse o pódio no Youtube, em Portugal.

Só que, num ano protagonizado por uma pandemia, já faz todo o sentido. A julgar pelo número de visualizações e de interações, espera-se que o vídeo da lavagem das mãos da DGS já tenha ajudado muitas pessoas a reduzir o risco de contágio da Covid-19.