Quem nunca foi e quem nunca viu? Provavelmente muitas já foram e vão e muitos já viram!

Esta não é uma questão fundamental, mas levanta imediatamente uma pergunta: "porque é que as mulheres vão aos pares à casa de banho?" Também é normal isto acontecer fora de casa, ou seja, num restaurante, numa discoteca, num bar, em casa de amigos.

Sob pena de estarmos a generalizar, de certeza que conheces mulheres que vão à casa de banho juntas. Ou muito provavelmente, se és mulher e estás a ler isto, também fazes parte desta lista. Vamos tentar esmiuçar este tema e perceber se se trata de uma característica apenas intrínseca às mulheres, ou não, e quais as razões subjacentes.


O autor David Feldman compilou duas razões dadas por mulheres, no seu livro “How Does Aspirin Find a Headache?”



Uma das razões apresentadas foi: para falar sobre assuntos mais privados que não querem discutir à frente de determinadas pessoas. A ida das mulheres aos pares à casa de banho substitui o antigo hábito vitoriano das mulheres que se retiravam da sala de jantar para deixar os homens com os seus charutos e terem conversas mais privadas.



Além disso, e por todas as diferenças físicas que nos separam do universo masculino, o tempo que uma mulher leva na casa de banho é diferente do dos homens. Ter alguém com quem conversar enquanto se espera é uma ótima maneira de passar o tempo. E, por isso, esta é uma das razões que levam as mulheres a levar a companhia de uma amiga para a casa de banho.


Este tópico leva-nos a outro que é “Porque é que há sempre fila para a casa de banho das mulheres?”
A ativista Soraya Chemaly refletiu e escreveu um artigo sobre isto.

Soraya diz, no artigo que, entre outras coisas, as mulheres têm de se sentar e usam normalmente roupas que demoram mais tempo a tirar e a voltar a compor.


A solução para encurtar as filas para as casas de banho das mulheres passa por aumentar o espaço das mesmas. Qual foi a mulher que nunca teve de usar a casa de banho dos homens por estar aflita?


Quanto à questão da ida das mulheres aos pares à casa de banho, em locais com mais gente, é... lá está... a velha questão de dar os tais 2 dedos de conversa em privado... apesar de, na casa de banho, estarem outras mulheres :)