O abraço entre um médico e um idoso infetado com Covid-19 está a emocionar a Internet

UMA FOTOGRAFIA QUE MOSTRA A SOLIDÃO, A TRISTEZA DO ISOLAMENTO E A IMPORTÂNCIA DE UM ABRAÇO ESTÁ A PERCORRER O MUNDO

Madalena Costa


Se nos dissessem, há 1 ano, que o abraço passaria a ser uma coisa evitável e quase proibida... não acreditaríamos. Os tempos mudaram. Sabemo-lo e é por isso que há imagens que continuam a emocionar-nos. Tocam-nos como nunca.


Este abraço aconteceu no Dia de Ação de Graças, num Hospital do Texas, quando um senhor, infetado com Covid-19, queria abraçar desesperadamente a sua esposa e, nesse instante, encontrou o conforto num abraço de um médico, equipado de luvas e de máscara.



"Estou na unidade covid e vejo um paciente idoso a sair da cama, a tentar sair, a chorar. Aproximei-me dele e perguntei: ‘está a chorar porquê?’ Ele respondeu: ‘quero ir ter com a minha mulher'. Então, abracei-o" contou o Dr. Joseph Varon, chefe da Unidade de Terapia Intensiva do United Memorial, à CNN.


O desespero de se reencontrar com a mulher era muito, mas só o podia fizer quando o seu teste acusasse negativo. Tal como aconteceu com um casal de idosos portugueses, que se reencontrou ao fim de um mês, depois de terem estado separados pela pandemia.


A fotografia deste abraço, que nenhum dos dois sabia que estava a ser captado, tornou-se viral e está a percorrer o mundo.


A trabalhar nesta unidade durante 256 dias sem folgas, o profissional assume que ficou “muito triste como ele” e que é “difícil” gerir as emoções, admitindo que já muitos idosos se sentem sozinhos e até já tentaram fugir porque “estão muito isolados”.


Também a frustração e o cansaço já se apoderaram do médico Joseph Varon, que se sente muito insatisfeito pelo não cumprimento das normas de saúde pelos habitantes do Texas, que foi o primeiro estado dos Estados Unidos a exceder um milhão de casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia.


"Trabalho todos os dias e as pessoas fazem tudo o que está errado: vão a bares, restaurantes, centros comerciais. É errado" disse.


O paciente idoso, que também se tornou conhecido no mundo inteiro, já está praticamente recuperado e pode receber alta hospitalar antes do final desta semana.


São os profissionais de saúde que, nestes momentos tão difíceis, amparam e apoiam milhares de doentes e, por isso, têm todo o mérito e o nosso enorme agradecimento.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Neste trabalho só tens de esco...Neste trabalho só tens de escolher o melhor filme de Natal e ganhas 2 mil eurosUM EMPREGO DE SONHO COM UM ORDENADO SIMPÁTICO. PARECE QUE O PAI NATAL VEIO MAIS CEDO!maisOs ténis do momento que estão ...Os ténis do momento que estão a conquistar milhares de portuguesesHÁ MILHARES DE PORTUGUESES QUE NÃO RESISTIRAM EM COMPRAR OS MAIS RECENTES E MUITO COBIÇADOS TÉNIS DO LIDLmaisPorque é que as mulheres vão a...Porque é que as mulheres vão aos pares à casa de banho?É UMA BOA QUESTÃO QUE INTRIGA MUITOS E MUITAS E AFINAL PARECE HAVER RAZÕES PARA ISTO ACONTECERmais4 pessoas e só uma pode ir à c...4 pessoas e só uma pode ir à casa de banho... vai ser assim o Natal na Bélgica“SE ALGUÉM QUISER IR À CASA DE BANHO TERÁ DE O FAZER NO SEU PRÓPRIO ALOJAMENTO"maisO vídeo viral que aquece o cor...O vídeo viral que aquece o coração "Querido Pai Natal, este ano portámo-nos bem"É UM VÍDEO DO TURISMO DO CENTRO DE PORTUGAL QUE AGRADECE O ESFORÇO DOS PORTUGUESES, FEITO AO LONGO DESTE ANO DIFÍCIL, E JÁ CORRE NAS REDES SOCIAISmaisSolidariedade é a palavra de o...Solidariedade é a palavra de ordem neste Natal em LeiriaRFM SENTE PORTUGAL NO NATAL ESTÁ DIA 3 DE DEZEMBRO EM LEIRIAmaisO emblemático café Majestic fe...O emblemático café Majestic fecha as portas sem data para reabrirAO HISTÓRICO CAFÉ MAJESTIC, JUNTA-SE O TAMBÉM EMBLEMÁTICO CAFÉ GUARANY, NA BAIXA DO PORTO. NÃO AGUENTARAM A FALTA DE CLIENTES E FORAM OBRIGADOS A FECHAR PORTASmaisPortuguês faz mais de 4000 qui...Português faz mais de 4000 quilómetros a pé num dos trilhos mais desafiantes do mundoÉ UM PERCURSO QUE LIGA A FRONTEIRA DO MÉXICO AO CANADÁ E FAZ-SE DE SUL PARA NORTE. É O PACIFIC CREST TRAIL E O NÚMERO DE PESSOAS A COMEÇAR ESTE TRILHO NUNCA É O MESMO DOS QUE O TERMINAMmaisVídeo que ensina a lavar as mã...Vídeo que ensina a lavar as mãos é o mais popular do Youtube em 2020VÍDEO DE 56 SEGUNDOS ULTRAPASSOU VÍDEOS DE YOUTUBERS MUITO CONHECIDOS, COMO WUANT OU WINDOHmais
Top