A pandemia trouxe consigo diversas alterações e impactos, sobretudo a nível económico. Algumas empresas e estabelecimentos fecharam, outras tiveram de despedir trabalhadores e outras continuam na luta para manter a sua atividade e postos de trabalho.


Portugal é o país europeu que registou maiores perdas na massa salarial durante este período. E são os salários das mulheres os mais afetados, segundo o Relatório Global sobre os Salários 2020/2021, divulgado nesta quarta-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).


Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020, os salários das mulheres tiveram uma queda de 16%, enquanto que nos homens ficou nos 11,4%.



Esta desproporção em função do género não acontece apenas em Portugal. Em todos os países analisados, verificou-se que as mulheres foram o grupo mais penalizado, porque são quem está em maior número nos setores mais afetados pela crise.


Apesar de todos estes contras, o facto de estarmos numa era tecnológica permitiu que as consequências da crise provocada pela pandemia não fossem tão grandes. O teletrabalho é a nova realidade de muitas pessoas e é esta forma de trabalho que está a permitir manter a funcionar parte da economia europeia.