Podes ler aqui a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Corria o ano de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim. Faziam-se contas ao número de cidades destruídas e aos milhões de pessoas desalojadas, mortas, feridas, prisioneiras.


Havia muito para fazer. Reconstruir cidades inteiras em países muito destruídos. Ainda durante o tempo em que as forças russas cercavam aquilo que restava da resistência alemã em Berlim, em abril de 1945, os delegados de cinquenta países decidiram reunir-se com o objetivo de criar algo que promovesse a paz e evitasse futuras guerras.


Foi assim que nasceu a Organização das Nações Unidas, um corpo internacional que veio dar uma nova esperança ao mundo. Rapidamente, a nova Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas captou as atenções mundiais e, por isso, ansiava-se pelos próximos passos. Por isso, a Comissão de Direitos Humanos elaborou um rascunho daquilo que viria a ser a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Eleanor Roosevelt, a viúva do presidente Franklin Roosevelt, e uma defensora dos direitos humanos por direito próprio e delegada dos Estados Unidos nas Nações Unidas, referiu-se à tal declaração como a Carta Magna Internacional para toda a Humanidade e, por isso, esta acabou por ser adotada pelas Nações Unidas, no dia 10 de dezembro de 1948.


Neste dia, os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se a trabalhar em prol do cumprimento dos trinta artigos de direitos humanos reunidos, pela primeira vez, num só documento.



A Declaração Universal dos Direitos Humanos enuncia os direitos fundamentais para a vida de cada um de nós, sejam eles individuais e coletivos. Mas, esta declaração não é sobrescrita por todos os países da Organização das Nações Unidas que, anualmente, atualizam a lista com várias denúncias feitas por países subscritores e não subscritores.


Em jeito de curiosidade, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido no maior número de línguas, sendo que existem 508 traduções disponíveis.



Ao reconhecer a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Assembleia da República Portuguesa aprovou, em 1988, uma resolução que instituiu o dia 10 de dezembro como o dia nacional dos Direitos Humanos, coincidindo assim com o dia internacional que também hoje se assinala.


O dia 10 de dezembro homenageia assim a dedicação e o esforço de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e permite relembrar a importância dos direitos de todos.