Escolher um (bom) presente de Natal requer alguns ingredientes: paciência, tempo, criatividade e uma excelente memória. Para quem não foi bafejado com todas estas características, a época natalícia pode ser um verdadeiro desafio. Depois do presente escolhido, vem mais um (problema) detalhe: o embrulho. Sim, porque apesar do conteúdo ser mais importante do que a forma, os olhos também comem.


Mas será um mau embrulho um presságio para um mau presente? Não, necessariamente.

Três investigadores decidiram explorar a importância do embrulho na hora de oferecer um presente e concluíram que os piores embrulhos surpreendem mais as pessoas. É tudo uma questão de expetativas. Quando nos deparamos com um embrulho cuidado e bonito, quer queiramos quer não, ficamos entusiasmados, o que torna mais difícil o presente corresponder às nossas expetativas.



Por outro lado, os piores embrulhos acabam por não gerar expetativas nas pessoas, o que permite surpreendê-las mais facilmente.


Moral da história: preocupa-te apenas com o presente em si e não percas tempo em encontrar o embrulho mais bonito e o laço mais vistoso. Afinal de contas, é provável que ele só sirva para deixar o presente ainda mais difícil de abrir.