“E a fruta cristalizada, O bolo-rei é p’ra despir”? Será assim, como diz a música de Natal da RFM? A sensação que se tem é a de que o bolo-rei é aquele bolo que em crianças não gostamos mas, depois, já em adultos, damos por nós a ansiar pelo Natal para poder comê-lo. E, como em tudo, há exceções. Há quem o prefira torrado e com manteiga por cima. Será que podemos chamar a isso bolo-rei? Ou uma versão do bolo-rei?


A verdade é que hoje em dia há vários tipos de bolo-rei, para todos os gostos, e até o chocolate já entra na receita.

Apesar de haver opiniões díspares em relação a este bolo, a verdade é que é mesmo o doce de Natal preferido dos portugueses. O Facebook realizou um inquérito, os portugueses responderam e não houve dúvidas: com 28% da preferência dos inquiridos, o bolo-rei lidera praticamente todas as regiões de Portugal, sobretudo o Norte, onde é mesmo o doce de Natal mais votado (39%).



O bolo-rei só perdeu a liderança na capital, ficando em terceiro lugar. Os lisboetas preferem os Sonhos e o Bolo-rainha para celebrar a consoada.



Aproveita para te deliciares com o teu bolo preferido. Afinal só tens esta época para o comer. Se ainda não for o teu caso, não te preocupes que ainda pode chegar o dia em que o teu paladar vai gritar por bolo-rei.