Olhando para os números de deslocações nos dias 23 e 24 de dezembro, nem diríamos que Portugal está a atravessar uma pandemia. Houve menos restrições, incluindo os concelhos de risco muito elevado e extremo, e os portugueses aproveitaram.


Nos dias 23 e 24 de dezembro, os portugueses deslocaram-se tanto como no ano passado, altura em que a pandemia ainda não tinha chegado a Portugal. Os dados são avançados pela consultora PSE, e citados pelo Público, e revelam ainda que, no dia 24 de dezembro, houve uma percentagem de deslocações mais longas de 28 por cento, muito semelhante à de 31 por cento registada em 2019.




O Governo quis aliviar as restrições durante o período natalício, de forma a que os portugueses pudessem aproveitar com a normalidade possível. O mesmo não acontecerá na Passagem de Ano. As restrições vão entrar em força, com proibição de circulação entre concelhos e recolher obrigatório.


O fim de 2020 e a consequente entrada em 2021 ainda não significa o fim da pandemia. A vacina trouxe a luz ao fundo do túnel, mas o caminho a percorrer ainda é longo e não podemos pôr em causa o trabalho e o esforço desenvolvido até então.