Em março deste ano, tivemos de criar novas rotinas, estabelecer novas prioridades e adaptar-nos à nova realidade, tanto no trabalho como em casa. A pandemia não deu muito tempo de reação e exigiu que fôssemos rápidos e eficientes a tomar decisões.


Agora, passados alguns meses, já estamos na fase de adaptação em alguns aspetos e nem tudo é mau. O teletrabalho, por exemplo, veio facilitar a vida de alguns portugueses: já não se perde tempo no trânsito e não há nada como o conforto da nossa casa.

A maioria dos portugueses está a gostar deste regime de trabalho. Tanto que, para 62% dos inquiridos, o teletrabalho mantinha-se num futuro próximo, segundo um estudo do grupo Ageas e da Eurogroup Consulting Portugal. Já 51% dos portugueses preferem um modelo misto e 38% referem que não gostariam de trabalhar a partir de casa no futuro. Esta resistência notou-se mais, segundo o estudo, em pessoas com idades mais avançadas.



A apreciação dos inquiridos é relativamente boa, com uma média geral de 2,9 (entre 1 e 4)”, concluiu o estudo, citado pela Lusa, sendo que “o fator idade, neste campo, demonstra algumas variações, com os mais jovens a ter uma opinião mais positiva (entre 18 a 24 anos: 3,60; 25-34: 3,08) do que os mais velhos (+55: 2,76)”.


No entanto, foram também apontadas algumas desvantagens. Como em tudo, o teletrabalho também tem os seus desafios.

Um dos contras do teletrabalho apontado, sobretudo pelos inquiridos mais velhos, foi a falta de contacto físico com os colegas de trabalho. A gestão da vida familiar e a queda da produtividade foram dificuldades que muitos portugueses também sentiram.

A adaptação à tecnologia correu, de uma forma geral, bem, o que confirma que os portugueses estão cada vez mais adaptados a este mundo. Neste estudo, realizado entre 9 e 23 de setembro de 2020, participaram 1.744 pessoas, residentes em Portugal, e com mais de 18 anos.



Enquanto a normalidade não é reestabelecida nos locais de trabalho – e nada vida, no geral -, resta-nos aproveitar os prós do teletrabalho e contornar os contras da melhor forma.