A tão ansiada vacina contra a Covid-19 chegou a Portugal, este fim de semana, e, um dia depois, assistimos ao início da campanha de vacinação contra a doença, com o primeiro português a ser vacinado, no hospital de São João.


Para muitos, é um alívio e um sinal de esperança, mas, para outros, há ainda muitas dúvidas. Só que uma nova sondagem revela que mais de 6 em cada 10 portugueses querem tomar a vacina contra a Covid-19, assim que possível.


Os homens mostram-se mais confiantes e preparados para receber esta vacina do que as mulheres. Já em relação à faixa etária, as pessoas mais velhas, acima dos 65 anos, são aquelas que mais querem receber esta injeção.



No entanto, 2 em cada 10 portugueses apresentam ainda muitas dúvidas em relação à vacina contra a Covid-19 e preferem esperar algum tempo antes de a tomar. O medo dos efeitos secundários que a vacina pode provocar e a desconfiança relativamente à sua eficácia são os motivos apresentados por estes portugueses.


A sondagem, realizada pela Aximage para o DN, TSF e JN, entre 19 e 22 de dezembro de 2020, contou com mais de 800 portugueses, que foram questionados sobre o grau de confiança na vacina, no SNS e no Governo.


Mais de metade dos inquiridos (60%) confiam na implementação do plano de vacinação do Serviço Nacional de Saúde, mas já em relação à confiança no Governo, há algumas reservas, uma vez que apenas 38% acreditam no Executivo chefiado por António Costa.


A maioria dos portugueses acredita que o “regresso à normalidade” demora ainda um ano a acontecer, mas, pelo menos, o primeiro passo já foi dado com a chegada da tão esperada vacina.