Se celebrares a passagem de ano em casa e, se for o caso, na companhia dos teus amigos de quatro patas, não te esqueças de que os ruídos podem causar muita ansiedade aos cães e gatos.


Por isso, fica atento ao teu animal de estimação, sobretudo cães e gatos, e segue algumas destas medidas partilhadas pela revista Zooplus.



Exercício, neste dia, não vai ser demais: Aproveita a véspera da passagem de ano para dares uma volta maior do que a habitual para cansares o teu cão. Vai ainda durante o dia, opta por caminhos tranquilos e sem grandes confusões e não te esqueças de que o objetivo é descarregar todas as energias do teu cão para à noite estar cansado.


Abre uma exceção e deixa o cão entrar em casa: Se é raro o teu cão entrar em casa, por estar maioritariamnete no jardim ou no quintal, considera abrir uma exceção para esta noite. É importante não deixares o teu animal de estimação sozinho quando começarem a surgir os primeiros foguetes. Os cães mais ansiosos precisam da presença próxima dos donos e da segurança que lhes transmitem.

Fecha as janelas da tua casa: Para atenuar o ruído dos foguetes e do fogo de artifício, fecha as portas, janelas e persianas de tua casa.


Televisão e rádio: Para além de fechares as janelas, podes também abafar o som dos foguetes com sons familiares para o teu cão, como a televisão ou o rádio. Porque não sintonizas na RFM?


Se não estiveres por casa, na noite de fim de ano, tenta que o teu animal fique num espaço da casa, onde não tenha muitos objetos que possa danificar e proporciona-lhe o máximo de conforto.

A noite de passagem de ano é de celebração para os humanos, mas para animais como os cães ou gatos pode ser uma fonte de stress.