Tanto serve para o contexto pessoal, como profissional. Por lá, falas com o teu grupo de trabalho, mostras a lista de compras à tua mãe, contas segredos aos teus amigos, partilhas fotografias, vídeos, músicas ou áudios e é também o sítio de muitos primeiros “encontros” virtuais. Quantos e quantos romances não começaram com uma mensagem no WhatsApp.


É uma das aplicações mais usadas em todo o mundo, mas vai deixar de funcionar em alguns telemóveis no próximo ano. Se for o teu caso, a solução poderá passar por adquirires um telemóvel novo para abrigar as dezenas de conversas que tens por dia.

Os telemóveis mais antigos – que vão desde iPhone a Android - vão deixar de suportar esta aplicação.



Os iPhones que operem com um sistema operativo anterior ao iOS 9 vão deixar de suportar o WhatsApp. Ou seja, smartphones até ao iPhone 4. Os que tiverem o iOS 9 terão de atualizar para uma versão mais recente.


Nos Android, a versão limite é a 4.0.3. Como é o caso dos telemóveis Samsung Galaxy S2, HTC Desire e LG Optimus Black.

Este será um processo gradual e não acontecerá em simultâneo em todos os telemóveis. No entanto, a partir de janeiro de 2021, quaisquer problemas que surjam na aplicação não serão corrigidos e terminará com o fim do WhatsApp nestes telemóveis.

Ano novo, e muito possivelmente telemóvel novo. Em alguns casos, não será necessário a compra imediata de um novo dispositivo, se ainda conseguires atualizar o sistema operativo para uma versão mais recente. Porém, esta não será uma solução a longo prazo.