Acordar apenas cinco minutos antes do início do horário de trabalho, não te preocupares com o trânsito, nem com a roupa que vais vestir, porque através de uma videochamada a realidade é facilmente manipulada, são coisas que apenas podes fazer quando estás a trabalhar a partir de casa.


Mas há mais vantagens ou pequenos prazeres, como este inquérito da Kaspersky, feito a 8 mil trabalhadores de pequenas e médias empresas, revela. No pódio estão: poder trabalhar com roupas mais confortáveis (48%) e acordar 5 minutos antes do início do horário de trabalho (36%).



O teletrabalho permite-te ainda trabalhares a partir de qualquer divisão da tua casa. E se está sol, podes sempre aproveitar para fazer a fotossíntese na varanda ou no jardim, enquanto fazes aquela tarefa que o chefe te pediu. 27% dos inquiridos dizem gostar desta flexibilidade.


Há ainda quem goste de ver Netflix, durante o horário de trabalho, (23%), do tempo a mais que têm para se dedicarem a videojogos (18%) e da possibilidade de encomendar almoços através de serviços take-away (16%). Uma outra vantagem, apresentada neste inquérito, foi o facto de se poder tomar banho menos vezes, porque, lá está, através das videochamadas não se consegue perceber tudo.


Nem todas estas vantagens apresentadas são a melhor forma para se manter uma rotina de trabalho, e nem só de prós se faz o teletrabalho - há muitos desafios pelos quais se passa e é importante ter isso em conta, sobretudo durante uma pandemia - mas na fase em que estamos é importante saber tirar partido das coisas simples da vida.