Diariamente, assistimos a vários programas de televisão portugueses, que colocam no ar concursos que dependem de chamadas de valor acrescentado. Em novembro deste ano, a Provedora da Justiça pediu ao Governo para colocar um ponto final nos concursos televisivos que utilizam números de telefone com valor acrescentado.


Apesar de alguma contestação de alguns canais de televisão portugueses, a RTP decidiu dar esse mesmo passo e terminar com as chamadas de valor acrescentado e ainda com a publicidade vídeo no site e na aplicação da RTP Notícias.


“A partir de janeiro de 2021, a RTP deixará de utilizar os espaços de informação das plataformas digitais para exploração comercial. A restrição da utilização de chamadas de valor acrescentado é outra das práticas que mudará a partir do próximo ano. (...) Todas as iniciativas associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios deixarão de fazer parte dos programas de Entretenimento da RTP" informou o canal, esta terça-feira, em comunicado.



As novas regras da estação pública inserem-se numa nova estratégia comercial, em que as chamadas de valor acrescentado vão ser apenas utilizadas “em campanhas de responsabilidade social e humanitárias” ou quando “a participação do público seja fundamental”, como é o caso do Festival da Canção, das 7 Maravilhas de Portugal ou do The Voice Portugal.


Já a partir de janeiro de 2021, os programas de entretenimento da RTP vão deixar de ter este tipo de linhas telefónicas iniciadas em 760 e 761, diariamente em antena.