Para as mulheres que deram à luz, para os homens que se tornaram pais e até para os bebés que nasceram, este foi um ano desafiante a todos os níveis! Num ano profundamente marcado pelas novas regras de Covid-19, que também se estenderam à chegada de novos membros às famílias, nasceram mais de 71 mil bebés no nosso país.


Com a chegada de um filho ao mundo, surge sempre a tal questão, que, na maior parte das vezes, é perguntada por familiares e amigos: “Então, já escolheram o nome?”.



Por vezes, a escolha não é fácil e leva alguns dias até ser tomada, mas, para outros pais, o nome está escolhido já há muito tempo. Neste ano, o nome feminino mai escolhido segue o exemplo do ano passado, já que, mais uma vez, Maria foi o nome mais escolhido pelos portugueses para meninas, de acordo com o Instituto de Registo e Notariado. Só este ano, cerca de 4800 das meninas que nasceram receberam o nome Maria.


A seguir a Maria, o nome Leonor foi escolhido por 1310 pais para as suas meninas, seguido por Matilde, Carolina e Alice.


Já em relação aos meninos, 1411 bebés que nasceram em 2020 receberam o nome Francisco – o mais popular deste ano. Segue-se João, Afonso, Tomás e Duarte, que foram também escolhidos por mais de 1200 pais, respetivamente.


Dar à luz e vida a um filho é sempre uma dádiva e um sentimento difícil de explicar por palavras. Se estás à espera de bebé, podes sempre inspirar-te nesta lista para a escolha do seu nome. Por agora, desejamos-te uma hora bem pequenina!