Não tivemos o Natal, nem vamos ter a Passagem de Ano, a que estávamos habituados, uma vez que não é aconselhado juntar muitas pessoas, que não sejam sobretudo do nosso agregado familiar, no mesmo espaço fechado, onde há a partilha de partículas.


O cientista Manuel Gameiro da Silva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desenvolveu um simulador capaz de prever a quantidade de vírus inalado pelas pessoas em espaços fechados.

Desta forma, este simulador permite-nos ter uma atitude mais preventiva perante o coronavírus, porque ao sabermos a quantidade de vírus existente no ar, mais facilmente conseguimos tomar medidas de proteção e evitar o contágio.

"Imaginemos uma sala de aula: sabendo a dimensão da sala, os alunos que vão estar presentes, a duração da aula e o caudal de ar no espaço, o simulador permite prever o nível de exposição a que cada utilizador vai estar sujeito em cada momento, o que permite tomar medidas para mitigar o risco, por exemplo, abrir janelas para renovar o ar ou reduzir o tempo de permanência na sala de aula", exemplifica Manuel Gameiro da Silva, citado pela Lusa.



O próximo passo do cientista será adaptar este simulador para uma aplicação de telemóvel que possa ser usada por todos. Será este simulador capaz de nos devolver os jantares com a família toda e os amigos há tanto ansiados?