A última noite do ano é, habitualmente, de festa, animação, diversão e de muito fogo de artifício à mistura. Neste estranho ano de 2020, há que adaptar as festividades às medidas de restrição impostas e à nova realidade que vivemos.


Assim, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, a festa não se vai fazer com fogo de artifício que foi, este ano, cancelado. O dinheiro que seria para os habituais espetáculos de pirotecnia vão ser oferecidos a iniciativas que apoiam as famílias e as empresas da região.



Tal como em Belém, em que a Junta de Freguesia prescindiu das iluminações de Natal e ofereceu o dinheiro que iria investir a famílias carenciadas, o município de Ponta Delgada quer também ajudar e dar esse mesmo passo.


“A autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte decidiu cancelar o tradicional fogo de artifício, não apenas para evitar ajuntamentos na cidade, mas sobretudo para que a verba destinada para o efeito (35 mil euros) fosse aplicada em iniciativas de apoio às famílias e às empresas, considerando as dificuldades socioeconómicas decorrentes da pandemia de covid-19” lê-se numa nota enviada pelo município, citada pelo “Público”.


Não vai haver fogo de artifício, mas não quer isto dizer que a festa da entrada do novo ano não se vai fazer. Em Ponta Delgada, a chegada de 2021 vai ser acompanhada por vários concertos, que vão acontecer em palcos itinerantes com artistas locais.


Vários camiões vão percorrer as ruas do município, entre as 22h e as 23h55 do dia 31 de dezembro, com concertos de Renato Nara, Luís Barbosa, 80 DB"S (Raul Damásio & Mario Jorge), Trio Aspegic, Trio Acústico, Trio Jaime Goth & Paulo Vicente, Marina & Cristóvão, Manuel Moniz, Marcos Ávila e Maninho, Emanuel & Alexandra.


Quem estiver na rua ou nas janelas, vai poder ainda assistir ao concerto de Passagem de Ano no Coliseu Micaelense da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada – também transmitido num outro camião.


Na capital dos Açores, 2021 chega sem fogo de artifício, mas com a celebração e a ajuda necessária para que o próximo ano seja melhor.