Menina cega recebe livros de Harry Potter e a sua reação emocionante torna-se viral

A REAÇÃO EMOCIONANTE DE UMA MENINA CEGA QUE RECEBEU OS LIVROS QUE TANTO QUERIA ESTÁ A EMOCIONAR MILHARES DE PESSOAS

Madalena Costa


Este Natal foi certamente mágico e diferente para uma menina de sete anos. Emrie nasceu com uma doença genética rara que a deixou cega quando tinha apenas quatro anos.


Há quem dê por garantido os sentidos com os quais nascemos mas, Emrie teve de aprender a viver esta sua nova realidade muito cedo. Desde essa altura, o pai lia-lhe os livros de Harry Potter todas as noites até que chegou o dia em que Emrie quis ser ela a lê-los.


Rapidamente, a família de Emrie descobriu que os livros da saga de J. K. Rowling, em braille, são muito caros. Mas, houve uma pessoa que não baixou os braços!


"Um único livro de Harry Potter vai de 100 a 400 dólares. Isto é uma pena porque todos deveriam ter acesso a livros!” revelou Kate Suter, a tia de Emrie, a um site de notícias australiano.


A tia de Emrie criou uma angariação de fundos para conseguir reunir o dinheiro suficiente para dar um presente de Natal especial à sobrinha.


O dia chegou e Emrie abriu, finalmente, uma caixa que continha os livros do Harry Potter em braille. A sua reação está a emocionar milhares de pessoas.


“Obrigado, obrigado, obrigado a todos aqueles que doaram e tornaram este Natal extra especial para a minha sobrinha Emrie! Como podem ver, ela está muito entusiasmada por poder ler os livros de Harry Potter por si própria!” escreveu a tia de Emrie, no Instagram.



O braille, que permitiu a Emrie ler os livros que fazem parte da sua infância e que permite a inclusão de tantas outras pessoas, foi criado pelas mãos de Louis Braille, que ficou cego aos três anos.


Ainda muito novo, brincava na loja do pai, em Coupvray, em França, e foi aí que feriu os olhos. Apesar de ter tido os melhores cuidados médicos disponíveis da época, uma infeção muito grave acabou por cegá-lo.



No século XIX, existia já um sistema de leitura para cegos, que permitia passar o dedo sobre letras sobressaídas, só que a aprendizagem era muito lenta e era também muito difícil distinguir as diferentes formas das letras do alfabeto.


Perante as dificuldades que enfrentou, em 1825, Louis Braille, com apenas 16 anos, decidiu simplificar esse mesmo método, que tinha sido introduzido por Charles Barbier.


Assim, conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos, dispostos em duas linhas paralelas, em que cada conjunto de linhas representa uma letra. Este método mais simples, mas também complexo o suficiente para suportar todas as letras do alfabeto, recebeu o nome de código de braille, que ajuda diariamente milhares de pessoas cegas do mundo inteiro a ler.



O Dia Mundial do Braille, assinalado a 4 de janeiro, o dia do nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura e de escrita, enaltece a invenção que veio facilitar a vida das pessoas invisuais e dar-lhes mais qualidade de vida.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Funchal vai ter fogo de artifí...Funchal vai ter fogo de artifício e cria “bolsas” até cinco pessoas para assistiremNO TOTAL, SERÃO CRIADAS 2060 BOLSAS QUE PERMITIRÃO A 10300 PESSOAS ASSISTIR AO FOGO DE ARTIFÍCIOmaisPonta Delgada oferece 35 mil e...Ponta Delgada oferece 35 mil euros às famílias e empresasO MUNICÍPIO AÇORIANO DECIDIU CANCELAR O FOGO DE ARTIFÍCIO DE FIM DE ANO E OFERECER ESSES 35 MIL EUROS A FAMÍLIAS E EMPRESAS DA REGIÃOmaisComo se espalha a Covid-19 num...Como se espalha a Covid-19 num jantar de família? Simulador português explicaCIENTISTA PORTUGUÊS CRIA SIMULADOR QUE CONSEGUE PREVER A QUANTIDADE DE CORONAVÍRUS EXISTENTE NO ARmaisDavid Guetta em exclusivo na R...David Guetta em exclusivo na RFM na noite de passagem de anoA CEREJA NO TOPO DO BOLO PARA ACABARES O ANO EM GRANDEmaisNa noite de passagem de ano, a...Na noite de passagem de ano, acende uma vela à janelaA IDEIA INICIAL ERA LANÇAR BALÕES, EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA COVID, MAS OS MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS PEDEM PARA QUE SE ACENDA ANTES UMA VELAmaisEstes foram os nomes para bebé...Estes foram os nomes para bebés mais escolhidos de 2020LEONOR, MATILDE, JOSÉ, DIOGO OU FRANCISCO? OS NOMES MAIS ESCOLHIDOS PARA BEBÉS FORAM REVELADOS PELO INSTITUTO DE REGISTO E NOTARIADO PORTUGUÊSmaisRTP termina com as chamadas de...RTP termina com as chamadas de valor acrescentado em programasAS LINHAS TELEFÓNICAS EM PROGRAMAS TELEVISIVOS DA RTP VÃO DEIXAR DE FUNCIONAR DIARIAMENTEmaisTudo o que precisas de saber s...Tudo o que precisas de saber sobre as restrições para a passagem de anoESTAS REGRAS APLICAM-SE A TODO O TERRITÓRIO CONTINENTAL, INDEPENDENTEMENTE DA LISTA DE CONCELHOS POR NÍVEL DE RISCO DE TRANSMISSÃO DA COVID-19maisRobots despedem-se de 2020 com...Robots despedem-se de 2020 com dança surpreendenteEM APENAS UM DIA, O VÍDEO CONTA COM MAIS DE 4 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕESmais
Top