Congressista norte-americano diz “Amen” e “Awoman” e causa polémica

UM PASTOR E CONGRESSISTA NORTE-AMERICANO MARCOU A ORAÇÃO DE ABERTURA DO 117.º CONGRESSO COM PALAVRAS QUE ESTÃO A CAUSAR POLÉMICA

Madalena Costa


O dicionário português diz-nos que “amém” significa “verdadeiro, certo, seguro, firme”. "Amén" é uma interjeição que quer dizer “assim seja!”. A palavra chega-nos do hebraico ‘amên’, pelo grego ‘amen’ e pelo latim ecleasiástico ‘amen’.


Poucos questionariam esta informação, não fosse um pastor e congressista democrata ter encerrado a sua participação na abertura do 117.º Congresso com as palavras “amen e awoman" (amulher) o que causou, mais do que dúvidas, alguma polémica.


Na sua participação, no passado domingo, Emanuel Cleaver tentou ser neutro em termos de género relativamente à palavra “ámen”, mas a sua intenção está a indignar a Internet. A sua intervenção aconteceu na sequência de uma proposta para equiparar a linguagem utilizada no Congresso, tornando-a mais inclusiva e neutral.


“Pedimos em nome do Deus monoteísta. Deus conhecido por muitos nomes e por muitas crenças diferentes. Amen e awoman [amulher]” disse Cleaver, citado pelo jornal britânico “The Independent”.


As críticas de vários internautas começaram a surgir quando o congressista partilhou o vídeo da sua oração no Twitter. Muitos fizeram questão de explicar o significado de “amém” e de referir que o termo nada tem que ver com questões de género. É uma palavra que não tem género gramatical. Trata-se de uma interjeição.



Uma das pessoas que se manifestou sobre o assunto foi o congressista republicano pela Pensilvânia, Guy Reschenthaler, que lembrou que “amém” não indica nenhum género.


“Amém é a palavra em latim para ‘que assim seja’. Não é uma palavra com género [men em inglês significa homem]. Infelizmente, os factos são irrelevantes para os [Democratas] Progressistas. Inacreditável” escreveu no Twitter.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Oferece mais de mil milhões de...Oferece mais de mil milhões de euros a funcionários e torna-os também milionáriosUM EMPRESÁRIO BRITÂNICO DECIDIU PRESENTEAR OS SEUS FUNCIONÁRIOS E TORNÁ-LOS MILIONÁRIOSmaisNesta província chinesa, as mu...Nesta província chinesa, as mulheres podem faltar ao trabalho por causa das dores menstruaisHÁ QUEM CONSIDERE UMA MAIS VALIA E HÁ QUEM DEFENDA QUE POSSA ACENTUAR A DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES NO TRABALHOmaisEnfermeiro pede em casamento a...Enfermeiro pede em casamento a namorada no hospital e torna-se viralO PEDIDO ORIGINAL TORNOU-SE VIRAL E A IMAGEM JÁ ESTÁ A CORRER O MUNDOmaisAmarante é um dos melhores des...Amarante é um dos melhores destinos para visitar em 2021, segundo o The GuardianTHE GUARDIAN FEZ UMA LISTA DE DESTINOS COM BASE NA OPINIÃO DE VÁRIOS ESCRITORES DE TODA A EUROPAmaisMorreu Carlos do CarmoMorreu Carlos do CarmoCARLOS DO CARMO DESPEDIU-SE DOS PALCOS EM 2019, AO FIM DE MAIS DE 50 ANOS DE CARREIRAmaisMenina cega recebe livros de H...Menina cega recebe livros de Harry Potter e a sua reação emocionante torna-se viralA REAÇÃO EMOCIONANTE DE UMA MENINA CEGA QUE RECEBEU OS LIVROS QUE TANTO QUERIA ESTÁ A EMOCIONAR MILHARES DE PESSOASmaisO que os portugueses mais pesq...O que os portugueses mais pesquisaram em 2020 (há mais para além do coronavírus)"PORQUÊ" FOI A PALAVRA MAIS PESQUISADA, NO GOOGLE, EM TODO O MUNDOmaisFunchal vai ter fogo de artifí...Funchal vai ter fogo de artifício e cria “bolsas” até cinco pessoas para assistiremNO TOTAL, SERÃO CRIADAS 2060 BOLSAS QUE PERMITIRÃO A 10300 PESSOAS ASSISTIR AO FOGO DE ARTIFÍCIOmaisPonta Delgada oferece 35 mil e...Ponta Delgada oferece 35 mil euros às famílias e empresasO MUNICÍPIO AÇORIANO DECIDIU CANCELAR O FOGO DE ARTIFÍCIO DE FIM DE ANO E OFERECER ESSES 35 MIL EUROS A FAMÍLIAS E EMPRESAS DA REGIÃOmais
Top