Todos os anos, os portugueses votam naquela que é a Palavra do Ano. Resumir 365 dias numa só palavra é desafiante, mas 2020 parecia ter facilitado esse trabalho. A pandemia, o coronavírus ou a Covid-19 foi, sem querermos, aquilo que resumiu, no geral, e muito em particular, a nossa vida.


Porém, os portugueses quiseram contrariar esta tendência e votaram noutra palavra. Uma que representa também parte daquilo que somos, do sentimento português, do fado e da nossa cultura. Saudade sempre foi uma palavra forte, mas conseguiu atingir todo o seu esplendor no ano passado.



Cerca de 40 mil portugueses votaram na palavra “saudade”, elegendo-a como a Palavra do Ano de 2020. “Covid-19” ficou em segundo lugar (24,4%) e “pandemia” em terceiro (10,037%).


“Confinamento”, “digitalização”, “discriminação”, “infopedia”, “sem-abrigo”, “telescola” e “zaragatoa” eram as outras palavras em votação.

2020 será o ano de muitas palavras, mas é sobretudo o ano da mudança, do acordar, do sentir e do aceitar. E tu, tens saudade de quê?