“Grease” pode desaparecer por ser acusado de sexismo, racismo e homofobia

A BBC EMITIU O FILME, NO FINAL DE 2020, E VÁRIOS ESPECTADORES BRITÂNICOS FAZEM SÉRIAS ACUSAÇÕES A "GREASE"

Madalena Costa


O filme “Grease”, que estreou em 1978, dispensa apresentações. Conquistou milhares de pessoas, assim que estreou, tornando-se num dos musicais mais populares de Hollywood.


Se há quem se apaixone sempre que revê o amor de Sandy Olsen, interpretada por Olivia Newton-John, e Danny Zuko, interpretado por John Travolta, há também alguns espectadores que, atualmente, apontam várias críticas à história.


No final de 2020, a BBC exibiu o filme, no dia a seguir ao Natal, e vários ativistas britânicos acusaram “Grease” de ser sexista, racista e homofóbico.


Muitos afirmam que a transformação de Sandy, de menina “certinha” para sexy, para impressionar Danny, é uma representação de “pura misoginia”.


"Grease é demasiado sexista e excessivamente branco e deve ser banido. Afinal de contas, estamos quase em 2021" diz uma das mensagens sobre o assunto.



Além disso, há outros espectadores britânicos que destacam a falta de atores de outras etnias e que esperavam um aviso a alertar para estereótipos raciais, por parte da BBC, no início do filme.


Mas, há mais! Houve ainda quem acusasse uma cena do filme de “agressão sexual”, na qual um dos membros do grupo de Danny espreita por debaixo das saias de duas estudantes, e ainda em “Summer Nights”, uma das canções icónicas de “Grease”, a frase “Did she put up a fight?” (“Ela deu luta?”) está também a causar polémica.



Ao longo dos anos, os atores lidaram com algumas provocações e até Olivia Newton-John revelou que as desvalorizou, defendo que "é um filme e uma história divertida e nunca o levei demasiado a sério". No entanto, há muitos que defendem que o filme deve deixar de ser emitido nas televisões.


Em 2021, “Grease” volta a estar na boca do mundo e não é pelas melhores razões.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
A Palavra do Ano de 2020 é tam...A Palavra do Ano de 2020 é também o sentimento da maioria dos portuguesesA PALAVRA DO ANO DE 2020 É UMA VOTAÇÃO ANUAL PROMOVIDA PELA PORTO EDITORAmaisCristiano Ronaldo é a primeira...Cristiano Ronaldo é a primeira pessoa do mundo a alcançar 250 milhões de seguidoresO JOGADOR PORTUGUÊS CONSEGUIU ALCANÇAR MAIS UM RECORDE A NÍVEL MUNDIALmaisMorreu o escultor João CutileiroMorreu o escultor João CutileiroJOÃO CUTILEIRO FOI RECONHECIDO NACIONAL E INTERNACIONALMENTEmaisNova novela da SIC conta com R...Nova novela da SIC conta com Ricardo Pereira a cantar música de ToyA SIC ESTREIA ESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 4 DE JANEIRO, A NOVA NOVELA "AMOR AMOR", QUE ENALTECE A MÚSICA POPULAR PORTUGUESAmais“Lisboa Menina e Moça” passa a...“Lisboa Menina e Moça” passa a ser a canção oficial de LisboaCANÇÃO DE CARLOS DO CARMO "LISBOA, MENINA E MOÇA" FOI DECLARADA A MÚSICA OFICIAL DA CIDADE DE LISBOAmaisCongressista norte-americano d...Congressista norte-americano diz “Amen” e “Awoman” e causa polémicaUM PASTOR E CONGRESSISTA NORTE-AMERICANO MARCOU A ORAÇÃO DE ABERTURA DO 117.º CONGRESSO COM PALAVRAS QUE ESTÃO A CAUSAR POLÉMICAmaisA vila que finalmente mudou de...A vila que finalmente mudou de nomeDESDE 2004 QUE OS HABITANTES DE FUCKING NA ÁUSTRIA TENTAVAM MUDAR O NOME DA VILAmaisOferece mais de mil milhões de...Oferece mais de mil milhões de euros a funcionários e torna-os também milionáriosUM EMPRESÁRIO BRITÂNICO DECIDIU PRESENTEAR OS SEUS FUNCIONÁRIOS E TORNÁ-LOS MILIONÁRIOSmaisNesta província chinesa, as mu...Nesta província chinesa, as mulheres podem faltar ao trabalho por causa das dores menstruaisHÁ QUEM CONSIDERE UMA MAIS VALIA E HÁ QUEM DEFENDA QUE POSSA ACENTUAR A DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES NO TRABALHOmais
Top