Os últimos dias têm sido vividos com um frio muito intenso e seco, que já nos fez, de certeza, vestir várias camadas de roupa. Nos próximos dias, as temperaturas vão continuar a descer, no nosso país, apesar do sol e do céu pouco nublado que se vai manter.


No entanto, a situação é bem diferente na Madeira e no sul de Portugal. Desde a noite desta quarta-feira até sexta-feira, a depressão Filomena instalou-se e trouxe vento forte, chuva e agitação marítima.


Os efeitos vão sentir-se com o aumento da intensidade do vento, com rajadas até 75 quilómetros por hora, até ao final da manhã desta sexta-feira. Pode chegar ainda aos 110 quilómetros por hora nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.



Ao mesmo tempo, prevê-se que exista um aumento da agitação marítima, com ondas a chegar aos 4 a 5 metros, passando para os 5 a 6 metros, no dia 8 de janeiro.


Na Madeira e na região do Algarve, a chuva não vai dar tréguas e chega com alguma intensidade, acompanhada, por vezes, de trovoada. A neve pode mesmo chegar aos pontos mais altos da ilha da Madeira até ao final da manhã.


No resto do continente, as temperaturas mínimas extremas vão persistir até ao próximo fim de semana. Nos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, e em várias regiões do interior do país, as mínimas vão variar entre os -5ºC e 0ºC.



O Inverno já está mesmo aí, por isso, agasalha-te bem e evita sair de casa, tanto pela tua saúde como pelo frio que se faz sentir.